Estudantes e docente da UNIFSA têm artigos aprovados em Seminário de Ciências Criminais e Literatura

  • Home
  • Acontece na UNIFSA
  • Estudantes e docente da UNIFSA têm artigos aprovados em Seminário de Ciências Criminais e Literatura
16 jun


A docente do Centro Acadêmico Santo Agostinho Rosália Maria Carvalho Mourão, professora de Direito e Literatura, e mais sete acadêmicas de Direito tiveram seus artigos científicos aprovados no 1º Seminário de Ciências Criminais e Literatura: Pensar as vozes silenciadas da PUCRS. O evento acontece online, de 12 a 16 de julho, e busca debater sobre as Ciências Criminais e os múltiplos silenciamentos sociais sob a visão da literatura. 

Segundo a professora Rosália, é gratificante perceber que mesmo assistindo aula em casa, os alunos devem continuar motivados a se dedicando ao curso.  

“A formação acadêmica não é apenas assistir aula, é também produzir conhecimento por meio de artigos científicos e participar de eventos, mesmo que sejam online”, destaca. 

Prof. Rosália Maria Carvalho Mourão

E foi essa motivação em produzir conteúdos e em poder conhecer outras realidades por meio da leitura que as alunas Flávia Rodrigues, Vitória Sarmento, do terceiro período, aceitaram o desafio de produzir um material científico para o Seminário. 

“A ideia do artigo surgiu ainda no primeiro período, mas decidimos aguardar até termos mais contato com Direito Penal, que seria essencial para a aprovação do nosso artigo. O evento então apareceu como uma oportunidade perfeita para colocar a ideia do artigo em prática. Eu acredito que esses eventos são muito importantes para você olhar tanto para sociedade, como para o Direito, de forma crítica”, comentou a aluna. 

Flávia Rodrigues – aluna 3º período de Direito UNIFSA

Dos cinco artigos aprovados, um foi produzido por alunas do terceiro período, dois por acadêmicas do oitavo período, um pela docente Rosália Mourão e um pela aluna egressa da UNIFSA Sylviane Sousa, que atualmente faz a especialização em Ciências Criminais/UNIFSA. 

“Meu artigo tem como tema central a violência cometida contra a mulher quando ela ainda está no estado puerperal e é baseado na obra literária Aramides Florença. Apresentar esse artigo é muito gratificante e importante para mim. Pois coloca esse tema em um local de destaque e proporciona uma visibilidade muito maior, sendo de extrema importância para a sociedade”, conclui.

Sylviane Sousa – Advogada e aluna da Especialização em Ciências Criminais no UNIFSA 

Confira a lista dos trabalhos aprovados! 

“Análise do sistema carcerário e dos direitos fundamentais dos presos, a partir da obra Carandiru”, das alunas do terceiro período Flávia Cristina Rodrigues de Carvalho, Vitória Geovana Sarmento Cardoso;  

“O feminicídio à luz da série Bom Dia, Verônica”, das alunas do oitavo período Letícia Mendes Santos e Vanessa Priscila Ribeiro da Silva, sob a orientação da prof. Rosália Maria Carvalho Mourão;  

“A desídia estatal em face de sua pretensão punitiva à luz da obra 15:50” das alunas do oitavo período Luzianny Magalhães da Silva e Ronária Pereira Lima da Silva;  

“Aramides Florença: o conto sobre a violência contra a mulher puérpera”, da aluna da Especialização em Ciências Criminais no UNIFSA Sylviane da Silva Sousa sob orientação da prof. Rosália Maria Carvalho Mourão; 

“Serial Killer nos contos Passeio Noturno I E II de Rubem Fonseca: Louco Ou Cruel?”, da docente Rosália Maria Carvalho Mourão. 

Tags: , , ,
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui