A docente do Centro Acadêmico Santo Agostinho Rosália Maria Carvalho Mourão, professora de Direito e Literatura, e mais sete acadêmicas de Direito tiveram seus artigos científicos aprovados no 1º Seminário de Ciências Criminais e Literatura: Pensar as vozes silenciadas da PUCRS. O evento acontece online, de 12 a 16 de julho, e busca debater sobre as Ciências Criminais e os múltiplos silenciamentos sociais sob a visão da literatura.
Segundo a professora Rosália, é gratificante perceber que mesmo assistindo aula em casa, os alunos devem continuar motivados a se dedicando ao curso.
“A formação acadêmica não é apenas assistir aula, é também produzir conhecimento por meio de artigos científicos e participar de eventos, mesmo que sejam online”, destaca.
Prof. Rosália Maria Carvalho Mourão
E foi essa motivação em produzir conteúdos e em poder conhecer outras realidades por meio da leitura que as alunas Flávia Rodrigues, Vitória Sarmento, do terceiro período, aceitaram o desafio de produzir um material científico para o Seminário.
“A ideia do artigo surgiu ainda no primeiro período, mas decidimos aguardar até termos mais contato com Direito Penal, que seria essencial para a aprovação do nosso artigo. O evento então apareceu como uma oportunidade perfeita para colocar a ideia do artigo em prática. Eu acredito que esses eventos são muito importantes para você olhar tanto para sociedade, como para o Direito, de forma crítica”, comentou a aluna.
Flávia Rodrigues – aluna 3º período de Direito UNIFSA
Dos cinco artigos aprovados, um foi produzido por alunas do terceiro período, dois por acadêmicas do oitavo período, um pela docente Rosália Mourão e um pela aluna egressa da UNIFSA Sylviane Sousa, que atualmente faz a especialização em Ciências Criminais/UNIFSA.
“Meu artigo tem como tema central a violência cometida contra a mulher quando ela ainda está no estado puerperal e é baseado na obra literária Aramides Florença. Apresentar esse artigo é muito gratificante e importante para mim. Pois coloca esse tema em um local de destaque e proporciona uma visibilidade muito maior, sendo de extrema importância para a sociedade”, conclui.
Sylviane Sousa – Advogada e aluna da Especialização em Ciências Criminais no UNIFSA
Confira a lista dos trabalhos aprovados!
“Análise do sistema carcerário e dos direitos fundamentais dos presos, a partir da obra Carandiru”, das alunas do terceiro período Flávia Cristina Rodrigues de Carvalho, Vitória Geovana Sarmento Cardoso;
“O feminicídio à luz da série Bom Dia, Verônica”, das alunas do oitavo período Letícia Mendes Santos e Vanessa Priscila Ribeiro da Silva, sob a orientação da prof. Rosália Maria Carvalho Mourão;
“A desídia estatal em face de sua pretensão punitiva à luz da obra 15:50” das alunas do oitavo período Luzianny Magalhães da Silva e Ronária Pereira Lima da Silva;
“Aramides Florença: o conto sobre a violência contra a mulher puérpera”, da aluna da Especialização em Ciências Criminais no UNIFSA Sylviane da Silva Sousa sob orientação da prof. Rosália Maria Carvalho Mourão;
“Serial Killer nos contos Passeio Noturno I E II de Rubem Fonseca: Louco Ou Cruel?”, da docente Rosália Maria Carvalho Mourão.