Estudantes de Enfermagem têm artigos aprovados em congresso nacional

Compartilhe!

Estudantes do curso de Enfermagem do Centro Universitário Santo Agostinho tiveram dezesseis artigos, produzidos de forma coletiva, aprovados no 24º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. O CBCENF é um evento realizado pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) com o objetivo de congregar profissionais e estudantes da área para uma discussão acerca das políticas, inovações e tecnologias no campo da Enfermagem.

Estudantes do curso de Enfermagem do Centro Universitário Santo Agostinho tiveram dezesseis artigos, produzidos de forma coletiva, aprovados no 24º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. O CBCENF é um evento realizado pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) com o objetivo de congregar profissionais e estudantes da área para uma discussão acerca das políticas, inovações e tecnologias no campo da Enfermagem.

Confira, abaixo, os trabalhos dos estudantes UNIFSA:

1) Competências, Barreiras e Fragilidades dos Estudantes De Graduação em Enfermagem para o Cuidado Espiritual

O artigo foi produzido pelas alunas Shirley Cardoso Morais (9° período) e
Naiane de Sousa Tavares (8º período). Para a coordenação do curso, a aprovação da dupla é uma oportunidade de divulgação do conhecimento cientifico produzido, que será capaz de contribuir para o ensino, prática clínica e novas pesquisas na área.

Segundo as pesquisadoras, o estudo só foi possível graças às bolsas de incentivo à pesquisa, como o PIBIC e o PIVIC UNIFSA.

O trabalho foi realizado com financiamento a partir de bolsa de iniciação científica.

Shirley Cardoso Morais e Naiane de Sousa Tavares, estudantes de Enfermagem UNIFSA
2) Estimulação Cognitiva de Idosos Institucionalizados por Meio de Atividades Lúdicas: Relato de Experiência

A pesquisa foi uma produção conjunta dos estudantes Andressa Oliveira das Chagas Morais, Andréia Santos de Carvalho Pinheiro, Thais Rayane da Conceição Gomes e Carlos Henrique Rodrigues da Silva, do 8° período de Enfermagem. Para a equipe, o método de ensino e o corpo docente do UNIFSA foram as peças chave para a aprovação de seus artigos.

O Centro universitário sempre nos incentivou a sermos “cabeças pensantes”, e, através dele, conhecemos a pesquisa. A instituição nos propicia acesso a iniciação científica, além de poder contar com a colaboração de profissionais que nos incentivam a sermos pesquisadores.

3) Ações Educativas sobre a Dengue Desenvolvidas com Crianças no Assentamento Mundo Novo-União-Piauí

Com o objetivo de trazer visibilidade e conhecimento da comunidade cientifica sobre a riqueza do projeto de extensão PERES, o artigo foi produzido pelas discentes do 9° período: Marta Gonçalves da Silva Filgueira Rocha, Márcia Pereira Sousa, Driely Araújo Soares Silva e Rithiely Nayara da Silva Sousa.

O corpo docente da UNIFSA, desde do primeiro período do curso, nos incentiva e destaca a importância das publicações científicas para o nosso crescimento acadêmico. E com o projeto PERES, o mestre Disraeli Rocha nos mostrou na prática como isso é viável. Vivenciamos a arte do cuidar e foi possível compreender a beleza e importância da Enfermagem na saúde pública!

Marta Gonçalves da Silva Filgueira Rocha, estudante de Enfermagem UNIFSA
4) Resiliência de Enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência na Linha de Frente a Covid19

A Jade Tainá de Sousa Rocha, do 9° período, em seu artigo, buscou trazer para a comunidade científica evidências sobre o adoecimento ocupacional de enfermeiros durante a COVID-19, estudo de campo realizado com o SAMU.

A discente realizou este estudo como TCC  no curso de bacharelado em enfermagem, que fora aprovado com louvor pela banca e trata-se da sua primeira experiência na pesquisa, proporcionada pela UNIFSA.

5) Assistência de Enfermagem Domiciliar ao Paciente com Hanseníase: Relato de Experiência

O artigo foi produzido pelos estudantes do 6° período: Sarah Ravena Camilo Sobreira Rocha, Rinaria de Quadro Figueiredo Guedes, Livia Magnolia Barbosa Araujo. Seu objetivo foi trazer a perspectiva da enfermagem domiciliar e na assistência a doenças crônicas por meio do processo de educação em saúde.

As discentes desenvolveram o estudo a partir de experiências como acadêmicas no processo de educação em saúde aprendido no curso de Bacharelado em Enfermagem da UNIFSA.

Outros trabalhos aprovados (Orientação: Prof. Dr. Államy Danilo Moura e Silva):
6) Manejo da Fadiga em Pacientes com Câncer em Uso de Quimioterapia

Maria Hellen Rodrigues da Cruz (6º período)
Eucário Azevedo Silva (6º período)
Geovana Barros Da Silva (5º período)
Sarah Silva Costa Barros (5º período)

7) Storytelling como Técnica de Educação em Saúde para Prevenção de Câncer na Atenção Primária à Saúde

Sarah Ravena Camilo Sobreira Rocha(6º período)
Douglas Marfran Lima Moraes (6º período)
Maria Clara Alcântara de Sousa (6º período)

8) Candidíase Vulvovaginal: Fatores Etiólogicos e Tratamento

Gabrielle Oliveira Moura (5º período)
Ágda Barbosa Lima (5º período)
Ellen Christina Oliveira Santiago (5º período)
Mariana Medeiros Miranda (5º período)
Sara Barbosa Guimarães (5º período)

9) Ensino e Aprendizagem por Meio de Storytelling na Formação em Enfermagem

Andréia Rodrigues Moura Costa Valle

Prof. Dr. Államy Danilo e alguns estudantes com artigos aprovados

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui