Os estudantes do 2° e 3° período do curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho, realizaram, nesta quarta-feira (31), uma doação de mais de 1.200 itens, dentre eles: produtos de higiene, roupas e cobertores, à Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer do Piauí – CENDFOL. Todo o material arrecadado será entregue às pessoas em situação de rua e comunidades terapêuticas
A campanha, que teve o Prof. Me. Jhon Kennedy Teixeira Lisbino à frente, não foi uma atividade qualitativa para os alunos, e sim uma ação social, cuja arrecadação durou 1 mês.
Foi uma arrecadação muito próspera, mesmo na ideia de que não era uma campanha-gincana. O objetivo não foi esse. Não teve ponto por isso, não teve competição sobre quem arrecadaria mais. A campanha não tinha essa finalidade, e mesmo assim tivemos um resultado considerável.
Prof. Me. Jhon Kennedy Teixeira Lisbino, docente de Direito do UNIFSA
De acordo com o coordenador do CENDFOL, Thiago Vasconcelos, essa doação será destinada para vários projetos da coordenadoria, especialmente o Acolher Tá ON, que tem como objetivo acolher e prevenir o uso abusivo de drogas junto à população em situação de rua do estado.
Com essa mobilização, a gente vai poder fazer ações mais encorpadas, e também vai ajudar no trabalho de acolhimento das comunidades terapêuticas, algumas delas que fazem um trabalho voluntário, com muito esforço, e as vezes o repasse do Governo do Estado não é o suficiente para alcançar todas as despesas, então estamos muito felizes, porque é um gesto que está sendo feito para pessoas que estão lá na ponta, que muitas vezes são invisíveis para a sociedade.
Thiago Vasconcelos, coordenador do CENDFOL
Segundo o coordenador adjunto da graduação de Direito, Prof. Dr. Fabrício de Farias Carvalho, atividades como essa auxiliam no desenvolvimento e formação dos estudantes..
Além de uma formação técnica, a gente preza muito por essa formação humanística dos nossos alunos. Não estamos formando apenas advogados, juízes, delegados com um conteúdo estritamente dogmático do Direito, mas também com essa preocupação social, e colocá-los na situação de agentes que vão mudar, trazer melhorias para a sociedade na qual eles estão inseridos.
Prof. Dr. Fabrício de Farias Carvalho, coordenador adjunto da graduação de Direito