A equipe formada por alunos do curso de Engenharia de Software do Centro Universitário Santo Agostinho conquistou o segundo lugar da Maratona de Negócios do Campus Party Piauí nesta sexta-feira (31). O grupo, formado pelos alunos do primeiro período, Caio Palácio e Samuel Sousa Filho, a coordenadora do curso, Profa. Ma. Amélia Acácia de Miranda Batista, e o cientista de dados, Me. Ricardo Queiroz, apresentou como projeto a plataforma DRIMS, que busca auxiliar pessoas endividadas.
Nosso trabalho foi estruturado a partir do seguinte questionamento: Você conhece alguém que está endividado? Obviamente que a resposta da maioria das pessoas que estavam presente foi “sim”. E a gente sabe, por dados estatísticos do IBGE, que nós temos aproximadamente 170 milhões de brasileiros com alguma dívida, isso é em torno de 80% da população brasileira. Então, um primeiro requisito foi a gente mostrar o nosso público para saber se a proposta tinha uma abrangência, e aí está a resposta desse primeiro requisito. Então a ideia, resumidamente, é montar uma plataforma que permita que pessoas transitem do perfil de endividado para investistor. É uma plataforma virtual que vai trabalhar a educação financeira e emocional dessas pessoas.
Profa. Ma. Amélia Acácia de Miranda Batista, coordenadora do curso de Engenharia de Software do UNIFSA
O Campus Party Piauí foi realizado de 29 a 31 de maio, e em sua programação ocorreu a Maratona de Negócios, que teve como objetivo ajudar as novas mentes inovadoras e os seus empreendimentos. Diante da oportunidade, a coordenação do novo curso do UNIFSA não exitou em apostar suas fichas no talento de seus alunos, e o resultado foi surpreendente. Para a coordenadora, essa premiação é só o início de uma jornada promissora dos alunos de Engenharia de Software.
Um dos objetivos do curso é promover experiências imersivas em ambientes como o campus party, que permitam aos alunos vivências reais de como funciona o mercado e tenham uma extensão do que é aprendido no contexto teórico da sala de aula. E agora, o que a gente pode aguardar é que, a partir desse momento, a gente sirva como fator motivador para os nossos outros alunos participarem e criarem, porque eu tenho certeza que engajados em nosso curso eles já estão. E que eles vejam, no exemplo que foi dado agora, que todos ali têm possibilidade de estar onde nós estamos, e para que isso aconteça, a gente não vai ficar esperando o próximo Campus Party. A gente deseja criar o nosso próprio evento.
Profa. Ma. Amélia Acácia de Miranda Batista, coordenadora do curso de Engenharia de Software do UNIFSA
Ao conquistar o segundo lugar da competição, a equipe foi premiada com o valor de R$ 45.000,00 (quarenta e cinco mil reais), mais passagens aéreas para o Campus Party Nordeste, que acontecerá de 4 a 8 de setembro deste ano, com garantia de alimentação, camping para os integrantes e espaço garantido no programa de startup do CP Nordeste.
A gente recebeu esse investimento para aplicar nessa startup sob a mentoria da Investe Piauí. A ideia realmente é concretizar o projeto, e quem sabe, no próximo ano, a gente vá participar não mais na maratona de negócios, mas na batalha das startups.
Profa. Ma. Amélia Acácia de Miranda Batista, coordenadora do curso de Engenharia de Software do UNIFSA
O UNIFSA, ogulhosamente, parabeniza a equipe pela conquista alcançada e deseja sucesso na próxima etapa da competição. Ressaltamos que estaremos sempre apoiando o avanço dessa ideia, pois incentivar iniciações científicas e tecnológicas desenvolvidas por alunos e professores faz parte da nossa missão.