Coordenado pelos cursos de Nutrição, Fisioterapia e Educação Física (bacharelado) do Centro Universitário Santo Agostinho, o Projeto “Rosas do Entardecer” surgiu em função da crescente necessidade de ações em saúde, educação e cultura voltadas para a população idosa, que vem sofrendo um aumento importante nas últimas décadas marcando de maneira expressiva uma transição epidemiológica importante que vai além da inversão da pirâmide demográfica mundial.
O envelhecimento é um processo complexo e que exige uma demanda de intervenção multidisciplinar. Promover saúde do idoso envolve aspectos muito além de ações vacinas, medicamentos, palestras de prevenção e monitorização de fatores de risco. Trata-se de uma parcela muito peculiar da população, onde o “fazer saúde” envolve aspectos biopsicossociais, econômicos, culturais e educacionais. Todos estes aspectos, quando em desequilíbrio, provocam “doenças”, no sentido mais amplo do termo, que, para serem tratadas, e melhor ainda, evitadas, necessitam de intervenções multidisciplinares e interdisciplinares.
O processo de envelhecimento poderá vir acompanhado de aspectos desagradáveis como a incapacidade funcional para realizar tarefas do cotidiano, doenças degenerativas que comprometam a autonomia do idoso e dependência física e/ou psíquica. Estes aspectos podem ser minimizados e até mesmo evitados através de ações que objetivem a promoção do Envelhecimento Saudável. Atualmente o que se percebe na população de idosos da Comunidade São Pedro é uma grande demanda de idosos que procuram inserir-se nestas ações, porém nem sempre encontram uma oportunidade.
Destaca-se ainda que, além da prática de atividade física supervisionada duas vezes por semana e de todas as atividades de educação em saúde, realizam-se momentos de confraternização nas principais datas comemorativas do calendário nacional. Estes momentos têm proporcionado aos idosos uma maior socialização e compartilhamento de angústias e êxitos no dia-a-dia. De acordo com pesquisa realizada dentro do próprio grupo, todos os participantes mostraram-se satisfeitos com a qualidade das atividades propostas e declaram constantemente a necessidade de dar uma continuidade ao grupo, que é o único no bairro voltado para este tipo de atividade em específico.
A proposta do Projeto Rosas do Entardecer objetiva, sobretudo, preparar o aluno para sua vida profissional, orientá-los quanto ao manejo de pacientes idosos, à transferência de conhecimentos á comunidade e à sua formação a partir dos pilares do atendimento humanizado, da aplicação da clínica ampliada e da formação ética do profissional.
A previsão dos impactos sociais do projeto são:
– Empoderamento da população idosa em participar das decisões de promoção da saúde no bairro;
– Estimular o trabalho comunitário em benefício da comunidade São Pedro;
– Estimular o interesse da população idosa em auxiliar outros grupos a se desenvolverem através do relato de experiências exitosas;
– Estimular o interesse dos discentes participantes em sua interação com órgãos públicos e privados e segmentos organizados responsáveis pela saúde e bem-estar do idoso;
– Divulgar para a comunidade os resultados alcançados com as intervenções propostas;
– Estimular o aluno a dar continuidade ás ações de envelhecimento saudável e ativo em sua vida profissional.