A engenharia está presente em tudo que nos cerca e é o setor que mais se destaca no Brasil atualmente. A profissão é responsável por planejar, desenvolver, executar e entregar diversos projetos que fazem parte do dia a dia social, e está dividida em muitas ramificações, existindo quase 50 habilitações na área. Algumas delas são: Engenharia Civil, Elétrica, De Produção, Mecânica, Biomédica, Agronômica e De Software.
Com o avanço da ciência e o surgimento de novas práticas mercadológicas, as Engenharias estão se moldando, e o seu trabalho se envolve cada vez mais com questões tecnológicas, exigindo que os profissionais se atualizem e acompanhem as novas tendências.
Um exemplo é o trabalho de engenheiros de produção e elétricos na instalação de energia solar, uma fonte energética sustentável que têm se popularizado nos últimos meses, principalmente no nordeste. O uso crescente de celulares, tablets e computadores pelos brasileiros também eleva a procura por Engenheiros De Software.
Segundo o site Engenharia 360, a Google anunciou que vai contratar 200 engenheiros até 2023 no Brasil, pois “somos famosos no mundo por termos um olhar especial e uma grande capacidade inovadora para Engenharia”, principalmente na área de computação.
Além disso, em dezembro de 2021, a Petrobrás abriu vagas para “diversas especialidades, com destaque para Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção e Engenharia de Equipamentos – Mecânica”.
Não se deve esquecer também que um Engenheiro pode ser autônomo e optar por abrir seu próprio negócio na área em que é especializado. Essa alternativa é escolhida principalmente por profissionais que possuem perfil empreendedor ou por aqueles que não encontram lugar nas empresas para trabalhos com carteira assinada, fato que tem crescido durante a pandemia do Coronavírus. Vale lembrar também que os setores de bens de consumo, energia, agronegócio e telecomunicação são os maiores campos de exercício da engenharia atualmente.
E o sucesso dos Engenheiros não para por aqui. Para aliar-se às tecnologias e crescer junto com a profissão, é preciso ensino de qualidade e uma preparação especial para cada área, principalmente àquelas mais atuantes no Piauí: Civil, De Produção e Elétrica. Para isso, o Centro Universitário Santo Agostinho oferece experiências específicas nos curso de Engenharia, com professores capacitados e atividades que formam os melhores profissionais do Estado. Confira: