O Centro Universitário Santo Agostinho, por meio do curso de Engenharia de Software, realizou no dia 29 de novembro o primeiro Ideathon Multidisciplinar – Inovação em Contextos Multiprofissionais. A atividade teve como principal objetivo estimular a criatividade e a inovação dos alunos, desafiando-os a desenvolver soluções tecnológicas que atendam às necessidades de diferentes áreas profissionais, como medicina, administração, psicologia e engenharia.
Durante o evento, os alunos tiveram que realizar uma apresentação de 5 minutos por grupo, mostrando suas ideias para uma banca formada pelos docentes do curso de Engenharia de Software: Me. Anderson Soares Costa, Me. Fábio de Araújo Leite e Me. Danilo de Farias Reis Evangelista. A banca também contou com a participação do Dr. Antônio Carlos Leal Cortez, Diretor da InLearning Tecnologia Aplicada, Sócio da Associação Brasileira de Empresas de Software-ABES e Membro da comissão de Startups da ABES. A banca avaliou os projetos e a viabilidade da execução das ideias, dando direcionamentos para o aprimoramento de cada uma.
A proposta do Ideathon também promoveu a colaboração interdisciplinar, possibilitando que os participantes explorassem novas perspectivas e aplicassem conhecimentos em um ambiente multiprofissional. Dessa forma, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar desafios reais do mercado de trabalho, ampliando sua capacidade de pensar de forma crítica e inovadora.
“No Ideathon, participamos como mentor: A Mentoria para Startups trata-se de uma oportunidade de desenvolver sua ideia de negócio ou avançar o grau de maturidade de sua Startup.”
Dr. Antônio Carlos Leal Cortez, Docente do UNIFSA e Sócio da Associação Brasileira de Empresas de Software-ABES.
Além de incentivar a criatividade, a atividade buscou fortalecer habilidades fundamentais para o desenvolvimento na área de tecnologia, como trabalho em equipe, gestão de projetos, resolução de problemas e comunicação. A troca de experiências entre os alunos de diferentes cursos foi um dos pontos altos do evento, enriquecendo o processo de aprendizagem e gerando soluções diversificadas e efetivas.
“A realização do Ideathon reflete nosso compromisso em preparar os alunos para desafios reais, incentivando a inovação e o trabalho colaborativo em um contexto multiprofissional. Foi gratificante ver a dedicação dos estudantes em criar soluções tecnológicas que impactam diferentes áreas do conhecimento.”
Profa. Ma. Amélia Acácia, Coordenadora do curso de Engenharia de Software.