Encontro Pedagógico 2020.2 inicia com atividades 100% on-line

Compartilhe!

É momento de novas descobertas e intensas transformações por conta da pandemia do novo coronavírus. No ensino não seria diferente e é por conta disso, que o Encontro Pedagógico 2020.2 tem como temática: “O ensino superior em um cenário de readaptação social: inovando nas formas de ensinar e aprender”. O evento reuniu mais de 180 docentes em um ambiente virtual para a abertura das atividades na noite desta segunda-feira, 20.07.

Excepcionalmente on-line neste semestre, por conta da pandemia, o momento de discussão semestral da equipe de ensino e Núcleo de Apoio Pedagógico (NUAPE) com os professores teve um sabor diferente. Tiveram falas na abertura do Reitora Yara Lira; a Pró-Reitora de Ensino, Antonieta Lira; a coordenadora do NUAPE, Maria Monteiro; além do cerimonial do professor e membro do apoio pedagógico, Edjôfre Coelho.

De acordo com a reitora do UNIFSA, Yara Maria Lira e Silva:

Esse é um desafio enorme e estamos na era da tecnologia. O momento fez com que aceitássemos esse desafio sem prévio aviso e de forma rápida. Nosso ensino terá uma avanço e uma evolução que não esperávamos acontecer tão rápido.

Yara Lira – Reitora do UNIFSA
Reitora Yara Lira e Pró-Reitora de Ensino Antonieta Lira

Desde o dia 16 de março, quando foi decretada pandemia, a instituição adotou medidas imediatas e, com a contribuição e empenho de todos que fazem parte do UNIFSA, passou a adotar as aulas remotas, com o auxílio da tecnologia, para garantir a formação de profissionais que, muito em breve, deverão fazer parte do mercado de trabalho.

No dia 20 de março atendemos a portaria 343 do Ministério da Educação, que autorizou as instituições a utilizarem as aulas remotas. Já no dia 25 de março demos início as aulas remotas e colocamos, de uma só vez, mais de 1200 disciplinas no ambiente virtual com aulas acontecendo nos mesmos dias e horários que deveriam acontecer de forma presencial.

Disse Antonieta Lira – Pró-Reitora de Ensino do UNIFSA

As mudanças ocorreram, mas a capacidade de se #Reinventar deu espaço a mais dedicação e novos aprendizados, também, aos professores. Preocupados com a formação discente, os docentes mudaram seus planejamentos das aulas presenciais e passaram a inovar em aulas interativas e dinâmicas através da Plataforma Blackboard.

Para discutir sobre a temática a convidada foi a professora Jannayna Tavares, que tem experiência de quase 20 anos na docência. Ela é Mestranda em Administração de Empresas com Enfase em gestão de Instituições de Ensino Superior, pela FPL-MG, possui graduação em Administração de Empresas, Especialista em Administração de Recursos Humanos e Master Coach de Carreira pelo IMS – Instituto Mauricio Sampaio. Designer Thinker pela Escola de Inovação Echos e Master Project Thinking pela Framework .

Jannayna Tavares

Ela falou um pouco sobre sua própria experiência com o momento e disse que: “não é possível reproduzir no ensino remoto aquilo que não funciona no presencial”. Além disso, com a pandemia, o ensino tem iniciado um novo processo e o ensino superior está se inserindo em um contexto híbrido. Em meio a tantas mudanças, ela relata que o professor tem um papel de localizar o ritmo de aprendizagem do aluno e mudar a rota do planejamento prévio.

Como não poderia faltar, o momento cultural, já conhecido nos encontros pedagógicos a cada semestre, mais uma vez surpreendeu com a apresentação da performance “Preto Fosco”, do professor Me. do curso de Educação Física do UNIFSA e coordenador do projeto de extensão Núcleo de Dança UNIFSA, Kácio Santos – Colaboração: Carlos Veras – discente do curso de Psicologia do UNIFSA e integrante do Núcleo de Dança UNIFSA.

A apresentação retratou justamente o momento que o mundo todo vive em meio a pandemia e fez com que os participantes do evento on-line pudessem refletir sobre a temática.

Nesse período de pandemia, estar em nossas casas é conviver também com a escuridão, dentro de nossos ambientes fechados muitas vezes com pouca luz, o que pode tornar tudo sufocante dependendo da escolha que você faz ao se relacionar com a escuridão. E quando falo de ausência de luz, não estou me referindo somente à energia elétrica, mas especialmente daquela escuridão proposta por Platão em O Mito da Caverna

Trecho da descrição da abertura da performance “Preto Fosco”

A programação do Encontro continua até a próxima sexta-feira, 25.07, com atividades e capacitações totalmente onlines. Para saber mais sobre a programação é só clicar no botão abaixo:

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui