É momento de novas descobertas e intensas transformações por conta da pandemia do novo coronavírus. No ensino não seria diferente e é por conta disso, que o Encontro Pedagógico 2020.2 tem como temática: “O ensino superior em um cenário de readaptação social: inovando nas formas de ensinar e aprender”. O evento reuniu mais de 180 docentes em um ambiente virtual para a abertura das atividades na noite desta segunda-feira, 20.07.
Excepcionalmente on-line neste semestre, por conta da pandemia, o momento de discussão semestral da equipe de ensino e Núcleo de Apoio Pedagógico (NUAPE) com os professores teve um sabor diferente. Tiveram falas na abertura do Reitora Yara Lira; a Pró-Reitora de Ensino, Antonieta Lira; a coordenadora do NUAPE, Maria Monteiro; além do cerimonial do professor e membro do apoio pedagógico, Edjôfre Coelho.
De acordo com a reitora do UNIFSA, Yara Maria Lira e Silva:
Esse é um desafio enorme e estamos na era da tecnologia. O momento fez com que aceitássemos esse desafio sem prévio aviso e de forma rápida. Nosso ensino terá uma avanço e uma evolução que não esperávamos acontecer tão rápido.
Yara Lira – Reitora do UNIFSA
Desde o dia 16 de março, quando foi decretada pandemia, a instituição adotou medidas imediatas e, com a contribuição e empenho de todos que fazem parte do UNIFSA, passou a adotar as aulas remotas, com o auxílio da tecnologia, para garantir a formação de profissionais que, muito em breve, deverão fazer parte do mercado de trabalho.
No dia 20 de março atendemos a portaria 343 do Ministério da Educação, que autorizou as instituições a utilizarem as aulas remotas. Já no dia 25 de março demos início as aulas remotas e colocamos, de uma só vez, mais de 1200 disciplinas no ambiente virtual com aulas acontecendo nos mesmos dias e horários que deveriam acontecer de forma presencial.
Disse Antonieta Lira – Pró-Reitora de Ensino do UNIFSA
As mudanças ocorreram, mas a capacidade de se #Reinventar deu espaço a mais dedicação e novos aprendizados, também, aos professores. Preocupados com a formação discente, os docentes mudaram seus planejamentos das aulas presenciais e passaram a inovar em aulas interativas e dinâmicas através da Plataforma Blackboard.
Para discutir sobre a temática a convidada foi a professora Jannayna Tavares, que tem experiência de quase 20 anos na docência. Ela é Mestranda em Administração de Empresas com Enfase em gestão de Instituições de Ensino Superior, pela FPL-MG, possui graduação em Administração de Empresas, Especialista em Administração de Recursos Humanos e Master Coach de Carreira pelo IMS – Instituto Mauricio Sampaio. Designer Thinker pela Escola de Inovação Echos e Master Project Thinking pela Framework .
Ela falou um pouco sobre sua própria experiência com o momento e disse que: “não é possível reproduzir no ensino remoto aquilo que não funciona no presencial”. Além disso, com a pandemia, o ensino tem iniciado um novo processo e o ensino superior está se inserindo em um contexto híbrido. Em meio a tantas mudanças, ela relata que o professor tem um papel de localizar o ritmo de aprendizagem do aluno e mudar a rota do planejamento prévio.
Como não poderia faltar, o momento cultural, já conhecido nos encontros pedagógicos a cada semestre, mais uma vez surpreendeu com a apresentação da performance “Preto Fosco”, do professor Me. do curso de Educação Física do UNIFSA e coordenador do projeto de extensão Núcleo de Dança UNIFSA, Kácio Santos – Colaboração: Carlos Veras – discente do curso de Psicologia do UNIFSA e integrante do Núcleo de Dança UNIFSA.
A apresentação retratou justamente o momento que o mundo todo vive em meio a pandemia e fez com que os participantes do evento on-line pudessem refletir sobre a temática.
Nesse período de pandemia, estar em nossas casas é conviver também com a escuridão, dentro de nossos ambientes fechados muitas vezes com pouca luz, o que pode tornar tudo sufocante dependendo da escolha que você faz ao se relacionar com a escuridão. E quando falo de ausência de luz, não estou me referindo somente à energia elétrica, mas especialmente daquela escuridão proposta por Platão em O Mito da Caverna
Trecho da descrição da abertura da performance “Preto Fosco”
A programação do Encontro continua até a próxima sexta-feira, 25.07, com atividades e capacitações totalmente onlines. Para saber mais sobre a programação é só clicar no botão abaixo: