Encerramento da Jornada de Farmácia do UNIFSA traz palestra sobre atuação farmacêutica em Oncologia

Compartilhe!

Na manhã de sábado, 4 de maio, a Jornada de Farmácia do Centro Universitário Santo Agostinho prosseguiu com palestras sobre temas variados acerca da farmácia e sua área de atuação profissional. A primeira delas, ministrada pelo Dr. Mario Jorge Sobreira, tecnologista farmacêutico do Instituto Nacional do Câncer (RJ) e diretor técnico-científico da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (SOBRAFO), trouxe o tema “Atuação clínica do farmacêutico em oncologia”. O ministrante falou sobre a atuação do farmacêutico na linha de cuidados em oncologia, destacando a importância de uma ação integrada com a equipe de saúde, além da promoção do uso racional de medicamentos e terapias alternativas e complementares por meio dos serviços da clínica farmacêutica e das atividades técnico-pedagógicas.

O ministrante enfatizou ainda os riscos e cuidados exigidos na farmacoterapia em oncologia, onde cada dosagem precisa ser muito bem planejada para a eficiência do tratamento. “Cada tipo e subtipo de câncer tem um protocolo diferente a ser seguido, por isso é necessário um estudo muito detalhado. Nesse cenário, quando a gente olha para os tumores mais incidentes, sejam em homens ou em mulheres, a gente tem que ter um cuidado ainda maior e observar aqueles que acometem mais a nossa população e para esse tipo de câncer a gente precisa efetivamente estar preparado, para lidar de maneira mais satisfatória com essas situações em qualquer hospital do Brasil”, explicou. O ministrante finalizou reforçando a importância de pesquisa científicas para o avanço das evidências científicas de protocolos e cuidados farmacêuticos em pacientes oncológicos.

A segunda palestra “Interação indústria e varejo em inovação de serviços” foi ministrada pela farmacêutica Analina Beserra Martins, especialista pela residência em Farmácia Industrial da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. A palestrante abordou propostas inovadoras dentro do comércio de fármacos para lidar com um mercado cada vez mais competitivo. Como alternativas, ela destacou o fortalecimento de parcerias comerciais, os métodos de capacitação dos profissionais envolvidos, a disseminação da cultura de qualidade de medicamentos, a política de confiabilidade com os consumidores e a fidelização à marca para o incremento da produção e vendas no mercado atual.

Por fim, tivemos um painel sobre o perfil dos egressos do curso de Farmácia do UNIFSA, mediado pelo prof. Me. Adolfo Marcito de Oliveira. Os profissionais convidados, que atuam em áreas distintas da profissão, falaram sobre as suas experiências acadêmicas e também sobre a vivência no mercado de trabalho.  No turno da tarde, foram apresentados os trabalhos orais e pôsteres inscritos no evento, momento de troca e divulgação de conhecimento científico sobre ciências farmacêuticas.

 

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui