O artigo intitulado “Nursing entrepreneurship: motivations and possibilities for nursing entrepreneurs”, de Grace Kelly Lima da Fonseca, Clícia Lopes de Araújo e Dean Douglas Ferreira de Olivindo, do curso de Enfermagem do UNIFSA, foi publicado na Revista Research, Society and Development (ISSN 2525-3409), e encontra-se disponível para leitura e download.
Para o prof. Dean Olivindo, orientador da pesquisa, o artigo demonstra as várias possiblidades do profissional Enfermeiro empreender e ter ainda mais autonomia profissional. “Eu senti muita felicidade ao ver este trabalho publicado, pois traz, como contribuição para a comunidade acadêmica e profissional, uma discussão sobre novas possibilidades de atuação da Enfermagem, no caso, no empreendedorismo”, explica.
O artigo analisa, a partir da revisão de literatura, o campo de atuação do enfermeiro no empreendedorismo em Enfermagem. A estratégia de busca foi realizada em março de 2020, por acesso de forma online das bases de dados: Publisher Medline (PUBMED), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americano e do Caribe em Ciências da Saúde
(LILACS) e Bases de Dados de Enfermagem (BDENF), atingindo-se uma amostra de 16 estudos a serem analisados criteriosamente.
A pesquisa aponta que há inúmeras possibilidades de atuação inovadora na enfermagem e, nesse sentido, o empreendedorismo empresarial surge como uma inovadora área de atuação do enfermeiro no mercado de trabalho. Além de possibilitar uma maior independência e autonomia profissional, o empreendedorismo pode ser uma potente alternativa de crescimento profissional.