Os alunos egressos do curso de Farmácia do Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA, Bruno de Sousa Barbosa, Lissandra de Sousa Rocha Barros e Viviane Leal Veloso, foram aprovados na seleção do Mestrado Acadêmico em Farmacologia da UFPI. Os ex-alunos estão nesse seleto grupo que irão cursar uma pós-graduação Stricto Sensu no biênio 2022/1 -2023/2.
Os recém mestrandos além de serem ex-estudantes do UNIFSA, participaram também do curso de extensão “Estudos avançados para o ingresso no Mestrado na área de Farmacologia”, o qual teve como objetivo a produção e socialização de conhecimentos nas áreas de Farmacologia, proporcionando análise científica dos problemas destas áreas no âmbito dos programas de pós-graduação em nível de Mestrado.
Além disso, foi oferecido total suporte teórico, por meio de estudo de artigos e guidelines, capacitando ainda mais os alunos do curso de Farmácia para a pesquisa. Como também, revisão de conteúdos referentes ao mestrado, estudando os mecanismos dos fármacos, seus efeitos e suas aplicações na prática.
É algo que nos deixa bastante alegres, porque são alunos, que ainda na graduação, já eram excelentes: bem participativos e com muito interesse pela pesquisa. Nos estudos avançados para a realização da prova do mestrado eles tiveram um bom desempenho e a gente fica muito feliz. Com o resultado desses meninos com o destaque deles aí a nível de pesquisa, a nível de Mestrado. Então é muito gratificante!
Dr. Joubert Aires de Sousa, coordenador do curso de extensão
Nascida em Picos, a 314 km de distância de Teresina, Lissandra Barros, conta que a vontade de fazer um Mestrado em Farmacologia veio quando começou a cursar as disciplinas: Farmacologia I, Farmacologia II e Farmacologia Clínica. As quais carregavam assuntos que a faziam amar sentar em uma mesa para estudá-las. Eram assuntos que fluíam em sua mente com facilidade.
A farmacêutica relata que o professor Dr. Joubert, dentre todos, facilitou a forma dele lecionar sempre a encantou. Logo em seguida se inscreveu para a FSA Júnior e foi aprovada. Assistiu a várias aulas do professor Tonny Kerley e com elas pode aprender muito a respeito de metodologia científica. Assim iniciou sua vida na pesquisa.
Há dois anos comecei a frequentar o Laboratório de Estudo do Controle Reflexo da Pressão Arterial e Ventilação Pulmonar (LEPAVE) da UFPI, e então o meu interesse cresceu mais ainda. O curso de extensão foi de extrema importância, com a preparação para a prova escrita e para a entrevista que veio em seguida, pois o professor Joubert com toda sua experiência soube abordar tudo que enfrentaríamos na seleção de forma essencial.
Lissandra de Sousa Rocha Barros, Farmacêutica e mestranda em Farmacologia na UFPI
A também picoense, Viviane Veloso, comentou que a vontade pelo campo da pesquisa se iniciou através do incentivo do professor Bismark Azevedo, depois disso, teve grande inspirações do professor Charllyton Costa e Joubert Sousa.
Tentei o PIBIC porém a primeira vez não deu certo, a segunda veio a pandemia e não deu para concluir. Porém sempre trabalhei com pesquisa in silico com o auxílio do professor Charllyton. O curso de extensão abriu e me deu uma luz, me ajudando em relação a prova escrita. No final, graças a Deus, deu certo. Minha família é meu suporte, sempre me motivando e apoiando.
Viviane Leal Veloso, Farmacêutica e mestranda em Farmacologia na UFPI
De Teresina, Bruno Barbosa, diz que escolheu o curso de Farmácia por causa da mãe, que também trabalha na área. Por influência dela e do professor Joubert, se interessou mais pela área da saúde. Sua curiosidade para entender as coisas o fez abrir os olhos para fazer o mestrado logo no final do curso. Viu que no mestrado poderia aprofundar mais ainda nos conceitos e mecanismos farmacêuticos que tinha interesse e pensa em estender essa jornada para um pós-doutorado.
Fiz o curso de extensão o para o mestrado com o professor Joubert e foi excelente. Estudei bastante para prova objetiva, o curso preparatório ajudou muito e realizei as entrevistas. Fiquei um pouco nervoso, mas tirei uma nota boa na entrevista, fizeram a análise curricular e a aprovação veio. Nessa caminhada eu fiz muita amizade com o pessoal que ia fazer mestrado também. Fiz amizade com a Viviane que é uma das que passou no mestrado comigo, com o Claílson que é um egresso nosso do UNIFSA que também passou no mestrado no ano passado. Ele também deu muitas dicas, foi uma experiência muito boa. E isso é só o começo da minha jornada de pesquisador. Logo, logo penso em já fazer doutorado após o mestrado, um pós-doutorado, são muitos sonhos. Eu tenho muita vontade de continuar nessa área de pesquisa.
Bruno de Sousa Barbosa, Farmacêutico e mestrando em Farmacologia na UFPI