Os egressos Joaquim Ruan do Nascimento Gomes e Maria Vitória de Sena Silva, formados no curso de Fisioterapia do Centro Universitário Santo Agostinho, foram aprovados no Mestrado em Ciências do Movimento da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A conquista reflete a sólida formação acadêmica e a experiência adquirida durante a graduação.
Joaquim Ruan, graduado em 2024.2, ingressará no mestrado na linha de pesquisa “Atividade Física, Saúde e Doença” na UFPI. Durante sua graduação no UNIFSA, participou como monitor em diversas disciplinas, adquirindo experiência em sala de aula que despertou seu interesse pela docência e contribuiu para seu preparo acadêmico. Além disso, ele ressaltou a importância do apoio recebido de professores do UNIFSA, como Profa. Ma. Luciane Marta Neiva De Oliveira, Dra. Seânia Leal, Prof. Me. Danyel Castelo Branco, Prof. Me. Saulo Araújo, Profa. Ma. Christiane Xavier, Prof. Me. Jordano Leite, e Profa. Dra. Patrícia Ventura que desempenharam papéis fundamentais em sua escrita acadêmica e no desenvolvimento como pesquisador.
“Enfrentar a ansiedade foi um dos grandes desafios ao longo desse processo seletivo do mestrado, mas cada etapa superada trouxe mais autoridade. O mestrado é mais um passo para minha realização pessoal e profissional. Desejo desenvolver minhas habilidades como pesquisador e compartilhar todo o conhecimento adquirido.”
Joaquim Ruan do Nascimento Gomes, egresso do curso de Fisioterapia do UNIFSA.
Maria Vitória, formada em 2023.2, foi aprovada no mestrado em Ciências do Movimento também da Federal do Piauí. Durante sua graduação, participou de programas de monitoria e também se envolveu em pesquisa e extensão, experiências que foram essenciais para sua aprovação. Vitória também destacou o incentivo de professores como Prof. Me. Jordano Leite, Profa. Dra. Patrícia Ventura e Profa. Dra. Seânia Leal, cujos ensinamentos e apoio constante ajudaram a solidificar sua decisão de seguir na carreira acadêmica e a alcançar essa importante etapa em sua trajetória.
“A aprovação no mestrado representa um marco significativo tanto na minha carreira pessoal quanto profissional. No âmbito pessoal, é a realização de um sonho, que fortalece minha confiança e resiliência, além de incentivar minha busca constante por conhecimento. Profissionalmente, o mestrado ampliará minhas competências técnicas e científicas, abrindo novas oportunidades, como atuar em pesquisa, ensino superior e projetos especializados na área. Também me permitirá contribuir de forma mais qualificada para o avanço do conhecimento e para a aplicação prática das evidências científicas na área da Fisioterapia.”
Maria Vitória de Sena Silva, egressa do curso de Fisioterapia do UNIFSA.
O UNIFSA parabeniza Joaquim Ruan e Maria Vitória por essa importante conquista e por evidenciarem o compromisso da instituição em formar profissionais capacitados para superar os desafios do mercado, com uma base sólida e humanística.