Os egressos do curso de Farmácia do Centro Universitário Santo Agostinho, Esdras Matheus da Rocha Santos e Nayla Grazielly Alencar de Sousa, tiveram seu Trabalho de Conclusão de Curso transformado em notícia em um portal piauiense. A pesquisa, que explora o uso exagerado de analgésicos opioides na Unidade de Pronto Atendimento do município de Timon, alerta também sobre a ausência de farmacêuticos clínicos para acompanhar o uso dos medicamentos.
Sob o título “Atenção Farmacêutica no uso de opioides em pacientes com algesia atendidos em uma Unidade de Pronto Atendimento de Timon-MA”, a pesquisa foi feita levando em consideração o contexto mundial da crise dos opióides dos Estados Unidos, onde só em 2021, mais de 100 mil pessoas morreram por overdose de Fentanil. E além disso, observar o papel do farmacêutico quanto ao uso no ambiente hospitalar.
Segundo Nayla Sousa, uma dos autores do estudo, o uso irracional ou inadequado de medicamentos é um dos maiores problemas em nível mundial. A OMS estima que mais da metade de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ou vendidos de forma inadequada, e que metade de todos os pacientes não os utiliza corretamente.
Esse estudo publicado mostra a importância e a necessidade de se ter uma atenção farmacêutica para promover o uso racional dos medicamentos, promovendo assim uma melhor qualidade terapêutica aos pacientes no âmbito hospitalar, no uso de opioides.
Nayla Grazielly Alencar de Sousa, egressa de Farmácia do UNIFSA
O UNIFSA parabeniza a dupla de egressos e o professor Raimundo Nonato Cardoso Miranda Júnior pelo excelente trabalho acadêmico, e por contribuir com sua categoria profissional e a saúde da população.