Os egressos do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA) continuam a mostrar sua excelência no mercado de trabalho, agora com destaque na Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), um dos órgãos do Ministério da Saúde responsável por coordenar e executar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. Esta secretaria desempenha um papel essencial na gestão do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo a uma população com especificidades étnicas e culturais que exigem uma abordagem diferenciada e humanizada.
Entre os destaques recentes da UNIFSA que se uniram à SESAI estão os egressos do curso de Engenharia Civil Berennicy Sousa Oliveira, Marcelo Henrique Dias Sousa e Natalya de Morais Barbosa, formados no curso de Engenharia Civil. Eles tiveram a oportunidade de aplicar seus conhecimentos e contribuir para o desenvolvimento de projetos fundamentais de saneamento básico e construção de edificações em aldeias indígenas, promovendo melhorias significativas na qualidade de vida dessas comunidades.
A SESAI conta com mais de 22 mil profissionais de saúde, dos quais 52% são membros das próprias comunidades índigenas, e tem como um de seus principais objetivos a atenção primária à saúde e a promoção de ações de saneamento. Com uma estrutura que inclui os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), que são unidades descentralizadas que atuam de forma coordenada com o Controle Social, a SESAI busca respeitar as particularidades epidemiológicas e socioculturais dos povos índigenas.
Berennicy, Marcelo e Natalya se destacam em suas respectivas regiões, atuando em projetos que fortalecem a infraestrutura e o acesso a condições de saúde dignas para as populações atendidas pelos DSEIs do Ceará, Maranhão e Araguaia, respectivamente. Suas contribuições à saúde étnica, por meio de suas especializações em engenharia civil, mostram o impacto positivo da educação de qualidade oferecida pelo Centro Universitário Santo Agostinho.
A atuação desses profissionais reforça o compromisso da UNIFSA em preparar seus alunos para que possam atuar em diferentes cenários e contribuir para o bem-estar das comunidades. Com essa conquista, a instituição celebra o sucesso de seus egressos que, ao levarem suas habilidades e conhecimentos aàs regiões mais remotas do Brasil, ajudam a promover uma saúde mais equitativa e acessível a todos.