Egressos de Enfermagem UNIFSA são destaque em aprovação de residências hospitalares

Compartilhe!

A residência hospitalar é uma das formas mais eficazes de preparar e qualificar os recém profissionais da área da saúde para a profissão, pois é durante essa especialização que os residentes se aprofundam na prática e aprendem de fato a trabalhar e conviver no ambiente em que escolheram seguir carreira.

Na residência de saúde, o aluno se dedica exclusivamente a uma determinada especialidade, então ele começa a fazer parte de um serviço de atendimento às pessoas, dedicando sessenta horas semanais de carga horária para desenvolver atividades práticas. Ou seja, é uma modalidade que possibilita uma maior aquisição de habilidade e competência em uma determinada área, e deixa apto o profissional para desenvolver esses serviços especializados.

Profa. Ma. Karla Joelma Bezerra Cunha, Coordenadora do curso de Enfermagem UNIFSA

Neste início de 2022, diversos egressos UNIFSA foram aprovados em residências hospitalares por todo o Brasil. Separamos abaixo, alguns deles:

1) Francisco Samuel Andrade de Alencar Campelo

Francisco Samuel se formou em Enfermagem em 2020 e foi aprovado nas Residências Obstétricas das Universidades Federal e Estadual do Maranhão (UFMA e UEMA). O egresso ainda irá definir onde assumirá a residência, mas já conta que sua expectativa será a de por em prática todos os ensinamentos adquiridos no UNIFSA, e continuar trilhando novos caminhos.

O Centro Universitário Santo Agostinho foi minha casa por 4 anos e meio, onde fui acolhido e trilhei minha graduação tendo a oportunidade de fazer amizades, compartilhar experiências e fortalecer vínculos com mestres que foram de fundamental importância na minha formação, e que me serviram de inspiração principalmente na minha escolha na área de Enfermagem Obstétrica, em especial duas professoras incríveis no qual tive o privilégio de ser aluno, Tatiana Melo e Karla Joelma. Gratidão à Deus , minha família, amigos e professores.

Francisco Samuel Andrade de Alencar Campelo, egresso de Enfermagem UNIFSA.

2) Rita de Kássia Ayres Pereira

A residência Obstétrica da Universidade Federal do Piauí é sua segunda aprovação em menos de um ano. Rita também foi classificada no seletivo do Hospital Sofia Feldman, em Belo Horizonte, a qual escolheu para assumir o posto de residente, atuando na mesma área. Rita sempre enxergou no estudo a possibilidade de mudar sua vida e a vida das pessoas que precisam dos enfermeiros, e suas perspectivas são as melhores, para ela, a enfermagem tem a capacidade de transformar vidas, e a residência é uma oportunidade única e muito rica de aprendizado.

Escolhi a obstetrícia, pois enxergo nessa área uma ótima oportunidade de empreender futuramente, e principalmente transformar a vida de muitas mulheres e bebês. Como diz o obstetra Michel Odent, “para mudarmos o mundo precisamos mudar a forma de nascer”. Optei pelo Hospital Sofia Feldman por ser referência nacional em assistência humanizada à mulher e ao recém nascido. Serei a melhor profissional que puder!

Rita de Kássia Ayres Pereira, egressa de Enfermagem UNIFSA.

3) Leonardo de Brito Santos

Leonardo foi aprovado para Residência na área Epidemiologia Hospitalar, em Ponta Grossa – Paraná. O motivo de sua escolha por esta residência surgiu diante da influência de alguns fatores, como a atual pandemia do COVID-19, além de ser uma área em que o enfermeiro já apresentava maior afinidade, sendo essa, estabelecida ao longo de toda a graduação. Para ele, a Epidemiologia é uma área dentro da enfermagem em que poderá exercer liderança, e seus conhecimentos em prol dos pacientes, trabalhadores e da comunidade. Leonardo vê a residência como uma oportunidade de vivenciar outras culturas e modelos de assistência à saúde, além de poder colocar em prática tudo o que foi aprendido durante sua graduação no UNIFSA.

O Centro Universitário Santo Agostinho conta hoje com professores extremamente preparados e certificados, que são referência naquilo que fazem, e influenciam, de maneira positiva, os alunos durante a graduação. Dessa forma, pude seguir os passos e conselhos dos mestres, e hoje companheiros de profissão, para trilhar meu caminho, chegando até a aprovação na residência.

Leonardo de Brito Santos, egresso de Enfermagem UNIFSA.

4) Maria Nillane da Silva

Maria se formou em 2021 no UNIFSA e hoje comemora a aprovação na Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva do Adulto. Desde o início do curso, ao estudar a matéria de UTI, Maria se encantou pela alta complexidade e o desafio de ser Enfermeiro Intensivista. O surgimento da pandemia do Covid-19 associado a escassez de profissionais especializados na área só reforçou seu desejo de contribuir positivamente com os problemas da sociedade através da profissão escolhida.

Reconheço que sem a base de conhecimento adquirido no UNIFSA talvez o resultado teria sido diferente. Ainda tenho um longo caminho a percorrer, mas já me sinto vitoriosa por chegar onde cheguei. De agora em diante irei encarar o desafio de ser residente, espero aprender muito para que futuramente me torne uma profissional de referência tal como meus mestres da graduação. Sou muito grata a todos do Centro Universitário Santo Agostinho!

Maria Nillane da Silva, egressa de Enfermagem do UNIFSA

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui