Os egressos do curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho, Guilherme Antonio Saboia Macêdo, Márcia Victória da Silva Coutinho e Marielly Gomes Freitas, foram aprovados no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Márcia Victória, egressa do UNIFSA, ingressará na linha de pesquisa “Mudanças Institucionais na Ordem Privada e Econômica”. Durante sua graduação, ela participou do Programa de Monitoria, que foi essencial para ampliar sua percepção sobre a prática em sala de aula e motivá-la a ingressar no mestrado. Segundo Márcia, a experiência como monitora e o impacto do professor João Santos da Costa, com sua didática impecável e ética exemplar, foram decisivos em sua formação acadêmica.
“Vejo o mestrado como uma oportunidade para ampliar minhas habilidades, desenvolver minha autonomia e enriquecer minha formação por meio da troca de experiências e do aprofundamento teórico. Não encaro o mestrado apenas como um título, mas como um meio de crescer como pesquisadora e contribuir ativamente para o campo do Direito e suas implicações, assim como para minha atuação na docência. Além disso, estou motivada a aproveitar essa experiência para alcançar contribuições significativas na minha área de atuação.”
Márcia Victória da Silva Coutinho, egressa de Direito do UNIFSA.
Já Guilherme Macêdo, aprovado na linha de pesquisa “Mudanças Institucionais, Constituição, Democracia e Justiça: Judicialização da Política e Democracia”, destacou a importância do UNIFSA em sua trajetória acadêmica. Ele participou do colegiado do curso de Direito, de programas de monitoria e dos congressos jurídicos promovidos pela instituição, experiências que o ajudaram a construir uma base sólida para a carreira acadêmica.
“Acredito que o mestrado representa, acima de tudo, a concretização de um desejo pela carreira acadêmica, que venho nutrindo desde que ingressei no curso de Direito, em 2017.”
Guilherme Antonio Saboia Macêdo, egresso de Direito do UNIFSA.
Marielly Gomes Freitas, por sua vez, foi aprovada na linha de pesquisa “Mudanças Institucionais e Efetividade do Direito na Ordem Social e Econômica: Direito Administrativo e Democracia”. Ela ressalta a influência da professora Verônica Acioly em sua decisão de seguir a vida acadêmica. Segundo Marielly, as aulas de Direito Administrativo ministradas pela docente foram inspiradoras, e a orientação recebida durante o Trabalho de Conclusão de Curso foi essencial para seu desenvolvimento. Mesmo após a formatura, Verônica continuou a incentivá-la na pesquisa científica.
“Meu principal desafio foi conciliar a advocacia, uma profissão que exige dedicação diária, com os estudos para o mestrado, que demandam tempo e concentração. Equilibrar essas duas atividades foi um verdadeiro desafio, mas, para mim, a realização do mestrado é a concretização de um sonho antigo. Profissionalmente, quero seguir a carreira acadêmica, me tornar professora e retornar à UNIFSA, a instituição que me formou. Sei que o mestrado é essencial para alcançar esse objetivo.”
Marielly Gomes Freitas, egressa de Direito do UNIFSA.