O egresso de Farmácia do Centro Universitário Santo Agostinho, Wanderley do Nascimento Júnior, publicou o artigo científico “Conhecimento e conscientização de farmacêuticos comunitários do estado do Piauí sobre interações alimento-medicamento” na Revista de Casos e Consultorias da UFRN (Qualis Unificado B1), no final de 2020. O trabalho, realizado em parceria com o Dr. Raimundo Nonato Cardoso Miranda Júnior, trata-se de um estudo transversal, com dados colhidos através da aplicação de um formulário anônimo autoadministrado, no período de outubro de 2019 a fevereiro de 2020, envolvendo 145 farmacêuticos atuantes em farmácias e drogarias comunitárias da cidade de Teresina.
Segundo o pesquisador e farmacêutico, Wanderley Júnior, a ideia da pesquisa partiu da constatação de que, nos últimos anos, a população tem se mostrado cada vez mais preocupada com a saúde e a longevidade, aumentando o consumo de alimentos ricos em compostos bioativos que interagem facilmente com a medicação. De acordo com a pesquisa, a conscientização dos farmacêuticos mostrou-se satisfatória, uma vez que a maioria afirmou ter conhecimento prévio sobre o tema, bem como acreditava na importância de possuir conhecimento sobre o tema e prestar orientação ao paciente.
No entanto, os resultados também apontaram a dificuldade dos profissionais em identificar o tempo adequado da ingestão de determinados medicamentos em relação às refeições. Esses achados corroboram com a necessidade de treinamentos e cursos educacionais para farmacêuticos sobre interações medicamentosas, sobretudo, associadas a alimentos e medicamentos.
Wanderley Júnior afirma que todo o apoio e incentivo do UNIFSA para que os estudantes produzam pesquisas ainda na graduação foram importantes para o interesse em realizar pesquisas com temas que circundam o dia a dia profissional:
“Bom, foi no UNIFSA onde eu obtive todo o meu conhecimento e progresso no ramo científico, através do desenvolvimento de projetos de pesquisa em parceria com o NIP, bem como com o apoio e ensinamentos dos professores mestres e doutores da instituição. Resumindo, o grande incentivo ao desenvolvimento a pesquisa do UNIFSA foi uma forma de alicerce para mim.