As egressas do curso de Farmácia do Centro Universitário Santo Agostinho, Verônica Lorrâny Lima Araújo e Jordanna Di Paula Dos Santos Sousa, foram aprovadas na linha de pesquisa 01 do mestrado da Universidade Federal do Piauí – UFPI, intitulada “Produção e Controle de Qualidade e Uso de Fármacos e Medicamentos“.
Verônica Lorrâny, que se formou em 2020, foi aprovada em primeiro lugar no seletivo. Segundo a estudante, a linha de pesquisa do mestrado visa o desenvolvimento de fármacos e medicamentos de importância para a saúde através do estudo de princípios ativos naturais com atividade biológica potencial, e sua proposta de projeto é avaliar a atividade antifúngica de um extrato composto por Própolis e Chenopodium Ambrosioides, conhecido popularmente como Mastruz, em leveduras isoladas em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Nos últimos dois anos, atuei como farmacêutica residente do Hospital Universitário HU -UFPI, e vi a necessidade de novas pesquisas frente ao cenário mundial de resistência aos antimicrobianos, que vem crescendo atualmente principalmente neste momento pandêmico. Então, espero gerar novos conhecimentos que possam auxiliar na busca de alternativas para o tratamento de infecções fúngicas.
Verônica Lorrany Lima Araújo, egressa UNIFSA.
Atualmente, Verônica está concluindo residência em farmácia área alta complexidade no HU-UFPI, e mostra como o ensino UNIFSA influenciou em sua carreira.
Agradeço muito! No UNIFSA, tive oportunidades de construção profissional e humana, através do suporte da instituição, professores e de projetos de extensão.
Verônica Lorrany Lima Araújo, egressa UNIFSA.
Já para a egressa Jordanna Di Paula, que atualmente é Farmacêutica responsável pela Farmácia Escola UNIFSA e preceptora de estágio do curso de Farmácia, o mestrado se tornou um objetivo recente, após perceber a importância da especialização dentro de profissões, como a coordenação de serviços clínicos escolares.
O desejo pelo mestrado demorou um pouco, pois já estou formada há mais de 9 anos. E se tornou um desejo quando iniciei meu trabalho no UNIFSA, que me formou, e quando me dei conta da real importância do meu papel como formadora de novos colegas de profissão.
Jordanna Di Paula Dos Santos Sousa, egressa e coordenadora do Serviço Escola de Farmácia UNIFSA.
A farmacêutica conta que seu projeto de pesquisa do mestrado é decorrente de uma parceria com o farmacêutico Rafael Feitosa, e seu orientador no projeto iniciado na especialização em Farmácia Magistral e Cosmetologia na UFPI, André Luís, área de atuação de Jordanna. O projeto, porém, foi adiado por conta da pandemia da Covid-19.
O projeto visa verificar qual a influência de novos ingredientes, na estabilidade e potencial de permeação cutânea de um fármaco. Desse modo, através das características desses novos excipientes, avaliar de fato o seu potencial em melhorar o desenvolvimento e desempenho de formulações.
Professora Jordanna Di Paula