As egressas do curso de Nutrição do Centro Universitário Santo Agostinho, Edna Lara Vasconcelos da Silva Gomes e Hoberdânia Araújo Queiroz, foram aprovadas na Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Universidade Estadual do Piauí – UESPI.
Edna Lara, que durante sua vida acadêmica, participou de diversos projetos do curso, afirma que a melhor forma de alcançar seus objetivos é sendo ativa dentro da graduação, envolvendo-se em ações como: Projetos de Extensão, Monitorias, Publicações de artigos, Iniciação científica, Congressos, Cursos etc.
O UNIFSA simplesmente entrega muitas oportunidades que ajudarão os seus anos na graduação serem ativos, dinâmicos, agregadores e que lá na frente te entregarão bons frutos.
Edna Lara Vasconcelos da Silva Gomes, Egressa UNIFSA.
Para ela, agarrar essas oportunidades e agir de forma ativa foi fundamental no processo de sua aprovação, pois foi com esses projetos que Lara vivenciou a comunidade e descobriu a sua paixão pela atuação na área de Saúde da Família e Comunidade. Foi conhecendo professores e atuações além da área de Enfermagem, que obteve experiências incríveis.
Sou imensamente grata ao recordar e atuar com traços deixados em mim por: Profa. Amparo Veloso, Profa. Hamanda Soares, Profa. Liejy Landim, Prof. Disraeli Reis, Prof. Kácio Santos, Prof. Tércio Andrade e Prof. Dante Galvão. A missão deles em minha vida foi sobre transformar o outro, e o coletivo. Eles me desafiaram a abrir caminhos e sair da zona de conforto, a usar a criatividade e buscar sempre inovar, a não ser medíocre e sempre respeitar a todos, independente de qualquer coisa. Mas o traço mais valioso deixado por eles, em mim, é atuar com amor, afeto e gentileza, porque não se toca pontualmente a vida do outro se não envolvermos essa entrega.
Edna Lara Vasconcelos da Silva Gomes, Egressa UNIFSA.
Assim como Lara, Hoberdânia Araújo já tinha seu objetivo traçado. A primeira vez que ouviu falar em Residência foi em uma aula do prof. Francisco Honeidy (Imunologia), que falou com tanta empolgação sobre o assunto, de forma tão apaixonada, que Hoberdânia saiu da sala com o muita curiosidade e foi pesquisar do que se tratava. A egressa compilou o máximo de informações possível e ficou em dúvida entre as áreas de Alta Complexidade e Saúde Pública.
Quando fui para os estágios obrigatórios tive a oportunidade de estagiar em um local que haviam residentes. Passei a observar o trabalho e a rotina deles, então decidi dar um passo a mais para conhecer esse universo. Me voluntariei para alguns trabalhos com eles, a essa altura da vida as dúvidas não existiam mais, e cá estou eu, aprovadíssima na Residência Multiprofissional em Saúde Pública.
Hoberdânia Araújo Queiroz, Egressa UNIFSA.
Hoberdânia, que participou de projetos como a Empresa Jr. da instituição, afirma que estudar no UNIFSA foi desafiador, e que desde o início do curso muitos dos professores a incentivaram a não parar de estudar quando terminasse a graduação. Para ela, a expansão de seu universo pós faculdade veio com a participação desta empresa. Os ensinamentos de professores, como o Dr. Tonny Kerley, Me. Antônio Lisboa e Me. Tadeu Duarte, fizeram a egressa ver um mundo novo, tanto no quesito pesquisa, atuação no mercado de trabalho quanto nos empreendimentos.
Um dos maiores incentivadores que tive desde o 1º período foi o prof. Antônio Marcos Vaz (Antropologia), lembro-me que quando nos encontrávamos nos corredores do UNIFSA ele sempre repetia a mesma coisa, “Você é aluna para doutorado, não desista dos estudos”. Tenho me esforçado para cumprir as expectativas. E minha meta é que eu continue tendo as mesmas características e que todos nós, residentes, possamos ter criatividade, ética, compromisso com os pacientes, que possamos ser humanos, resilientes e ter uma conduta humanizada e focada no bem estar coletivo.
Hoberdânia Araújo Queiroz, Egressa UNIFSA.
O UNIFSA parabeniza as egressas e deseja sucesso em suas carreiras como Nutricionistas!