As egressas do curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho, Jéssica Maria de Lima Rocha e Vitória Andressa Loiola dos Santos, foram aprovadas em primeiro e segundo lugar, respectivamente, em mestrados da Universidade Federal de Goiás-UFG. Jéssica conquistou vaga na linha de pesquisa “Minorias, cultura e Educação em Direitos Humanos”, enquanto Vitória garantiu lugar em “Interseccionalidades, Minorias e Educação em Direitos humanos”.
Vitória afirma que o corpo docente do UNIFSA foi imprescindível para sua carreira e atual aprovação.
Enquanto estudante de graduação do UNIFSA, sempre tive acesso aos melhores professores, que para além do assuntos de sala de aula eles sempre lembravam-nos da nossa contribuição para a sociedade, seja como juristas, cientistas e humanos. Isso influenciou diretamente nas nossas escolhas e defesa de ideais.
Vitória Andressa Loiola dos Santos, egressa de Direito do UNIFSA
Jéssica, que, além de pesquisadora, é assessora jurídica, também atrela seu sucesso à equipe de especialistas, mestres e doutores que compõem a instituição, em especial à Profª Verônica Acioly.
Nesse tempo todo após a graduação, tive o prazer de reencontrar, agora como grande amiga, uma das professoras que mais me atravessou na UNIFSA: a Profª Verônica Acioly. Ela foi uma das minhas grandes motivadoras para tentar o Mestrado. Não só na pessoa dela, mas UNIFSA talvez represente isso para mim: a continuidade de uma casa segura e motivadora. Foi também nos meus companheiros de sala que fui atravessada. Tive a sorte de cair numa turma de aluna/os, em sua maioria, do interior. Essa proximidade com as raízes de cada um me despertava compromisso em looping com certas bases que fui condicionada a deixar quando sai da capital do sertão do PI.
Jéssica Maria de Lima Rocha, egressa de Direito do UNIFSA
Para ambas, alcançar o mestrado é a realização de um sonho, e a continuação da paixão pela área jurídica.
O acesso à educação sempre me abriu portas de oportunidades que vão muito além do que um dia eu pensei em conquistar. A aprovação só reafirma a minha missão de vida, questionar, apreender e compartilhar toda e qualquer forma de conhecimento. Minha vida pessoal e profissional acredita na defesa e garantias dos direitos das minorias.
Vitória Andressa Loiola dos Santos, egressa de Direito do UNIFSA
Bem, esse sonho foi muito idealizado. Quando me formei, precisei me dedicar ao que era urgência na minha vida: trabalhar no que era o mais alcançável. Nessa perspectiva, a advocacia popular e a militância social sempre ocupou todas as horas de meu dia.. veio a pandemia e com ela a obrigatoriedade de cessar. Foi nessa dolorosa solidão que ressignifiquei meus próximos passos e decidi que meus sonhos gerariam minha vida. Essa aprovação tem uma gigante relevância em minha vida. Pesquisarei os recortes que me constroem, que (re)existem nos solados dos meus pés. Sou cria da educação popular e é por causa dela que serei mestra!
Jéssica Maria de Lima Rocha, egressa de Direito do UNIFSA
O UNIFSA parabeniza a dupla por suas aprovações e deseja sucesso nessa nova jornada acadêmica.