Amanda Fernandes Pereira da Silva e Crisnam Kariny da Silva Veloso, egressas do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Santo Agostinho, foram aprovadas no Mestrado em Engenharia Civil na Universidade Federal do Piauí. A aprovação foi o coroamento de trajetórias acadêmicas voltadas para a pesquisa científica, desenvolvidas durante o curso.
Amanda Fernandes relata que o seu primeiro contato com a pesquisa científica foi durante a jornada acadêmica no Centro Universitário Santo Agostinho, mas durante todo a graduação, foi bastante participativa. “Tive a oportunidade de ser monitora de disciplinas, monitora nos congressos científicos da instituição, onde recebi o convite para ser presidente do Centro Acadêmico de Engenharia Civil, o CAECUNIFSA. Busquei participar de cursos de extensão e publicar muitos artigos em congressos de níveis nacional e internacional, orientada pelos professores mestres Danilo Teixeira Mascarenhas de Andrade e Diego Silva Ferreira, tendo auxílio de todo o corpo docente da instituição”, relata. Nessa trajetória, a egressa obteve premiações: 2º lugar do artigo “Avaliação do Desempenho em Argamassas com aditivo plastificante”, no V Encontro Regional dos Estudantes de Engenharia Civil do Norte e Nordeste, e o Melhor Trabalho do GT 24 (Patologia das Construções), do Congresso Brasileiro Ciência e Sociedade, em 2019, com a pesquisa “Análise de Manifestações Patológicas em Residências Unifamiliares do Bairro São Pedro – Teresina-PI”. “Alcancei mais de 10 publicações científicas na graduação, tanto em congressos e revistas e, também, em capítulos de livro. Tudo foi possível com a estrutura, professores qualificados e incentivadores que contribuíram na minha formação profissional e foram fonte de inspiração na minha qualificação para o mestrado. Foi exatamente tudo isso que me fez receber a tão almejada aprovação. Um muito obrigada, UNIFSA e professores”, agradeceu.
Outra aprovada é Crisnam Kariny da Silva Veloso, que foi aprovada no mestrado com uma pesquisa voltada a Materiais conjugados e poliméricos, tendo como linha principal os Polímeros, Compósitos e Blendas Poliméricas.
Crisnam também ressalta a importância da participação em atividades de pesquisa. Ela participou do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC) no UNIFSA durante o biênio 2019/2020. “Mas, ao longo de toda minha jornada acadêmica estive envolvida com projetos de pesquisa. Tenho artigos publicados, pesquisas apresentadas em congressos e participação em projetos de extensão”, disse. Segundo ela, este interesse pela área está intimamente ligado ao incentivo e orientação que recebeu dos professores e do UNIFSA. “Foi por meio de professores qualificados e uma instituição preocupada em disseminar o conhecimento científico que o interesse surgiu e que pude abraçar a oportunidade. Vocês, professores, também fazem parte dessa conquista”, avaliou.
O coordenador do curso de Engenharia Civil, prof. Me. Ismeraldo Pereira de Oliveira, corrobora com a ideia de que o curso tem uma forte tradição na pesquisa, uma vez que o corpo docente, na graduação, é composto por professores pesquisadores com ampla aptidão para o desenvolvimento de pesquisas científicas, associado qualidade dos nossos laboratórios, montados com o que há de mais moderno em práticas experimentais. “Estamos confirmando em mais um semestre a aprovação de nossos egressos em curso de pós stricto sensu. Essa é mais uma opção de carreira dos nossos alunos, que se posicionam com destaque em qualquer segmento da construção civil”, comemora.