Egressa do UNIFSA, a profa. Graça Targino lança livro de crônicas em Teresina

Compartilhe!

“Eis que estou de volta com “Amar, viver, escrever”, novo terceiro livro de crônicas. Amar, viver e escrever são palavras muito próximas à minha maneira de enfrentar o mundo, não importa a ordem que se imponha entre as três.” Com essas palavras, Maria das Graças Targino inicia a descrição de sua mais nova obra, “Amar, viver, escrever.” O livro será lançado nesta quarta-feira, 8 de maio, às 19h, na Livraria Anchieta, durante o evento Café Literário.

Graça Targino, egressa do curso de Comunicação Social – Jornalismo do UNIFSA, possui um currículo que por si só evidencia sua capacidade e maturidade intelectual. A profissional é Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, jornalista e Pós-Doutora em Jornalismo pela Universidad de Salamanca, Salamanca – Espanha, atuando junto ao Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI) por quatro anos, incluindo a Coordenação do Curso de Alfabetização e Letramento vinculado.

“Amar, viver, escrever” reúne mais de 70 crônicas sobre temas atuais e diversos, que vão desde situações do cotidiano a cidades e países; de experiências particulares a reflexões e leituras de obras e filmes. Com grande capacidade dissertativa e ampla experiência comunicacional, a pesquisadora renomada, consolida de vez sua inserção no mundo do jornalismo literário por meio deste terceiro livro neste segmento, sem contar os demais na área técnico-científica.
“Trechos, textos e personagens que compõem “Amar, viver, escrever” tendem a nos levar, pouco a pouco, a enxergar o amor ao outro e a vida em sua complexidade de forma mais livre, leve e solta, ao tempo que exige de mim a flexibilidade para transitar dentre um rol que mescla, audaciosamente, passado, presente e futuro”, comenta a autora.
Durante o evento, também serão realizados outros lançamentos e apresentação musical. O livro “Amar, viver, escrever” será lançado também durante a 17ª edição do Salão do Livro do Piauí (SALIPI) 2019, que ocorre no período de 31 de maio a 9 de junho, no Espaço Rosa dos Ventos, da Universidade Federal do Piauí. “Desta vez, excluímos, quase que por completo, crônicas de viagem, que serão mais adiante editadas à parte, e incluímos, em seções específicas, resenhas leves sobre livros e filmes, embora, alguns dos livros também tenham se transformado em filmes. São elementos que integram meu viver, até porque, como reitero a cada oportunidade que surge, não sou crítica “de carteirinha”, mas tão somente amante compulsiva da literatura e do cinema”, conclui a autora.

PREFÁCIO | PARA AMAR E VIVER | Osvaldo Nilo Balmaseda Neyra (*) | Universidade de Havana

Há 15 anos, conheci a autora do livro o qual você tem agora em mãos. Nosso primeiro contato não foi pessoal, mas mediado pela palavra escrita. Por um lado,a magia do correio eletrônico; por outro, a necessidade de esclarecer dúvidas sobre um evento que organizava à época, em Havana – Cuba, me favoreceu a maravilhosa oportunidade de conhecer essa mulher única, mãe, avó, jornalista, professora, viajante inveterada, aventureira, exploradora, amiga… escritora. Desde então, não parei de devorar (mais do que ler) tudo o que ela escreve. Sigo seus textos a cada semana no jornal “O Dia” (Teresina – Piauí) ou no blog Umacoisaeoutra, mantido pelo escritor brasileiro Celso Japiassu ou na página eletrônica Infohome, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Não me surpreenderia se, após a leitura de “Amar, viver, escrever”, acontecesse com você o mesmo que ocorreu comigo, como narrei no parágrafo anterior. Isto porque Maria das Graças Targino tem o dom dos bons escritores: enfeitiçar o leitor desde o título até o ponto final. Não é uma caminhada árdua. A autora lhe dá as mãos e você as toma prazerosamente  para caminhar juntos por essas surpresas que a vida nos dá a cada dia. Podem ser histórias de amor e desamor; comentários de filmes e livros; reflexões sobre a política nacional ou internacional; crônicas de viagem; sonhos perdidos ou por conquistar… Em suma, todo um leque de temas que você apreciará numa rápida olhadela no sumário que a edição do livro nos apresenta.

Seu estilo, acessível a todos os públicos, revela  o cuidadoso trabalho de uma artesã, que conjuga duas áreas que a caracterizam e com as quais lida de forma harmoniosa: a de jornalista e a de professora. Seus comentários deixam a porta entreaberta para a opinião pessoal. Não impõe critérios, mas oferece argumentos para a reflexão. Não impõe soluções, mas pontos de vista, com os quais cumpre a tarefa docente: a de educar com amor, palavra esta que você encontrará repetidas vezes no decorrer do texto, porque envolve a vida e a obra da autora. Com esse amor, ela faz a entrega de seus textos. Com esse amor, lhe abro as portas para uma nova aventura com a palavra.

Boa leitura!

(*) Professor Doutor em Ciências Pedagógicas da Faculdade de Artes e Letras | Universidade de Havana | Presidente da Associação de Linguistas de Cuba | Ex-Diretor de Pós-Graduação do Ministério de Educação Superior da República de Cuba 

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui