Diários de Emergência Covid 19, obra que reúne narrativas de 63 brasileiras e brasileiros de diversas regiões do Brasil e no exterior, é uma das cinco finalistas do Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura. A obra conta com a participação da profa. Dra. Maria das Graças Targino, egressa do curso de Jornalismo do UNIFSA, e da produtora cultural Hercilia Raquel Mendes, ambas residentes em Teresina. Os diários foram publicados no Jornal Literatura Comunica entre março de 2020 e março de 2021, com grande repercussão.
A produção dessa iniciativa foi inspirada na literatura de testemunho, de urgência de Lima Barreto, Anne Frank e Carolina de Jesus. “Escrever, compartilhar, ler esses diários criou uma comunidade afetiva em torno da experiência da Pandemia que agora recebe o selo finalista do Jabuti”, disseram as autoras.
Maria das Graças Targino é uma autora prestigiada tanto no âmbito da literatura como na academia. Professora e escritora paraibana, Graça Targino, como é conhecida, é Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-doutora pelo Instituto Interuniversitário de Iberoamérica da Universidad de Salamanca (Espanha). Ao longo de sua carreira, recebeu diversos prêmios acadêmicos, como o Prêmio Nacional Luiz Beltrão de Comunicação, em 2004, e o Prêmio Informação para Todos (Information for All Programme), promovido pela Unesco. Em 2020, foi uma das cinco cientistas brasileiras a ter seu nome incluído no Open Box da Ciência 2020, por seu protagonismo nas áreas das Ciências Sociais Aplicadas/Ciência de Informação.
Na Literatura, Graça Targino publicou, entre outras obras, os livros “Amar, viver e escrever” (2019) e “Ideias em retalhos: sem rodeios nem atalhos” (2014). Devido a sua contribuição para a literatura, Graça Targino foi eleita, por unanimidade, para uma cadeira na Academia Teresinense de Letras (ATL).
A parceira dos escritos, Hercilia Raquel Mendes, é natural de Aracaju (SE), e reside em Teresina desde 2008, onde iniciou sua atuação com produção cultural, em 2014. Na cidade, ela atua como produtora, pesquisadora e articuladora culturais, em projetos diversos, em sua maioria nas áreas de Audiovisual – especialmente nas funções de assistência de produção e produção executiva – e Artes Visuais.
“Agradeço ao projeto Literatura Comunica, pelo espaço de escritas!
Foi importante expressar um pouco o turbilhão de sentimentos de algo que era tão novo e assustador, e que achávamos que duraria até o início de 2021, bem como ler os outros ‘diários de emergência’. Parabéns à equipe e colaboradoras/es pela indicação ao prêmio!”
HERCILIA RAQUEL MENDES – autora
Confira a lista completa dos finalistas do Prêmio Jabuti no site
Prêmio Jabuti 2021 mostra a cara no Piauí!
Por Hercilia Raquel Mendes | Maria das Graças Targino
Maio de 2020. Daqui do Estado do Piauí envio de dois textos para o Projeto Nacional Literatura Comunica, jornal literário, semestral e temático, instituído em 2019. Face à repercussão internacional da expansão da Covid-19 via coronavírus, o assunto, ano 2020, privilegiou o tema “Diários de Emergência Covid-19”, sob a edição de Miriane Peregrino, doutora em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
No texto da produtora cultural Hercilia Raquel Mendes, uma jovem de 30 anos, à época, parecia buscar “controlar” minimamente a situação por meio de um texto-diário, ao aceitar o descompasso e mudanças ocasionadas pela pandemia mundial; outro, “Mulher-Solidão-Pandemia” de uma também jovem jornalista, e docente e escritora, no alto de seus 73 anos, expunha o acirramento da solidão, algo que já lhe era bastante próximo, embora não de forma tão impositiva. Ambas amparadas pela escrita.
Um ano transcorreu. Ainda estamos na pandemia da Covid-19. O que chegaria até 2020 extrapolou o 2021 e ameaça veladamente mostrar a cara “faceira” e atroz em 2022. Quanta coisa aconteceu! Quantas vidas ceifadas! A “Senhora Morte” andando para cima para baixo, com um sorriso medonho de zombaria, num ritmo frenético, assustador e impactante.
Novembro de 2021. Acabamos de receber a notícia de que a publicação organizada por M. Peregrino, nos quais constam os textos das piauienses “de coração e de paixão” está entre os 5 finalistas do renomado Prêmio Jabuti 2021, na categoria “Fomento à leitura”, no eixo Inovação, cujo resultado final sairá em 25 de novembro.
Alegria por colocar o Piauí no mapa do Prêmio Jabuti 2021! Não é necessário vencer. Constar como finalista já é per se uma conquista, que não enaltece as autoras, mas serve de estímulo para os que têm na leitura e na escrita o sonho maior de mudar o mundo e as pessoas! São relatos históricos, poéticos e a categorização que você queira atribuir. Ao total, narrativas de 63 brasileiros e brasileiras das diversas regiões do Brasil ou cidadãos brasileiros residentes no exterior. Para quem se interessar, acesso na página eletrônica https://literaturacomunica.com.br/jornal-lc. Agradecemos a iniciativa de TODA a equipe e de todos os colaboradores!
Para mais informações:
Facebook: https://www.facebook.com/literaturacomunica/photos/a.2644999682395029/3088938314667828/ Instagram: https://www.instagram.com/p/CWEsWvTpvMr/
Twitter: @literaturacomun
Lembramos que todos os números dos diários estão disponíveis no link da bio @literaturacomunica
Jornal: https://literaturacomunica.com.br/jornal-lc/