Aos 16 anos, recém-egressa da escola pública e movida pelo desejo de transformar a própria realidade por meio da educação, Lívia Isídia da Silva Queiroz ingressou na então Faculdade Santo Agostinho. Anos depois, a egressa do curso de Bacharelado em Serviço Social do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA), formada entre 2010.1 e 2013.2, assumiu a Diretoria de Cidadania Digital, setor responsável pela identificação civil dos piauienses.
Durante a graduação, ela destaca o estágio obrigatório como experiência decisiva para sua vida profissional. Após concluir o curso, coordenou a Secretaria Municipal de Assistência Social de Porto (PI), entre 2014 e 2015, atuando na Política Nacional de Assistência Social, no acompanhamento dos CRAS e na gestão de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família. Em seguida, assumiu a coordenação de gerência rural do Piauí, área relacionada ao tema de sua monografia.
Desde 2023, está à frente da Diretoria de Cidadania Digital. Para ela, pensar a identificação civil é compreender a cidadania como reconhecimento de direitos e deveres, fundamento das políticas públicas e do próprio Serviço Social.

“Pensar a identificação civil em consonância com o Serviço Social é entender que a cidadania é dada a partir da identificação da pessoa humana como cidadão dotado de direitos e deveres, é entender o cerne da própria política pública”
Lívia Isídia da Silva Queiroz, egressa de Serviço Social – UNIFSA.
Durante a graduação, participou das eleições do Centro Acadêmico, experiência que fortaleceu seu espírito de liderança. Também produziu trabalhos acadêmicos que resultaram em três publicações em Jornadas Internacionais e na primeira Revista Nacional de Segurança Pública. Entre as referências de sua formação, cita a professora Conceição Batista, sua supervisora de estágio e orientadora de TCC, além das docentes Luciene, Roberta Mara e Marfisa.
“Aos estudantes que estão iniciando sua trajetória no UNIFSA, deixo a mensagem de que a educação transforma realidades, começando pela nossa própria. Aproveitem cada oportunidade que a instituição oferece, dentro e fora da sala de aula, construam vínculos, participem da vida acadêmica e não tenham medo de assumir responsabilidades desde cedo.”
Lívia Isídia da Silva Queiroz, egressa de Serviço Social – UNIFSA.
A trajetória de Lívia reforça o papel do UNIFSA na formação de profissionais comprometidos com as políticas públicas e com a cidadania, evidenciando o impacto social da atuação de seus egressos no Piauí.
