A Reitoria do Centro Universitário Santo Agostinho divulga o deferimento final das inscrições aprovadas para a seleção de projetos de iniciação científica nas modalidades PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e PIVIC (Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica). Neste ano, estão sendo oferecidas 45 bolsas para os alunos que se destacarem nos projetos submetidos.
A próxima fase do processo será a avaliação dos projetos, que ocorrerá entre os dias 15 e 30 de março. Após essa etapa, será divulgado o resultado preliminar em 31 de março.
Os projetos que foram aprovados serão avaliados com base em três critérios principais: Forma (com atenção à estrutura conforme as normas da ABNT, incluindo elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais), Conteúdo (análise da capacidade de articulação lógica e teórica do projeto) e Coerência (aspectos redacionais e científicos), priorizando a coesão textual, a relevância acadêmica e a contribuição social dos projetos.
Os pedidos de recursos devem ser encaminhados ao NIP, obrigatoriamente por e-mail (nip@unifsa.com.br), dentro do prazo estabelecido no edital, ou seja, nos dias 1 e 2 de abril de 2025. O pedido deve ser feito exclusivamente pelo(a) professor(a) candidato(a), devidamente fundamentado, e enviado por meio do e-mail institucional.
É fundamental que as equipes selecionadas estejam presentes no dia 10/04 para a assinatura do Termo de Compromisso e dos Planos de Trabalho, garantindo a participação no programa.
Sobre o PIBIC/PIVIC
Participar do PIBIC/PIVIC oferece aos alunos a oportunidade de se aprofundar no universo da pesquisa científica, adquirindo habilidades essenciais para o avanço acadêmico e profissional. Essa experiência é fundamental para a formação de futuros pesquisadores e para aqueles que desejam ingressar em programas de pós-graduação, como mestrados, por exemplo. Além disso, a iniciação científica fortalece a capacidade dos estudantes de realizar pesquisas de forma independente, analisar dados de maneira crítica e desenvolver uma visão analítica sobre diversos temas.
A experiência prática adquirida durante o desenvolvimento dos projetos também favorece o crescimento intelectual dos alunos, incentivando a curiosidade e estimulando o aprimoramento do pensamento crítico. Os benefícios dessa vivência não se limitam ao ambiente acadêmico, mas também se estendem ao mercado de trabalho, onde as habilidades em pesquisa e análise são altamente valorizadas.
