Dupla do curso de Direito UNIFSA publicará Pesquisa sobre abandono digital

21 jul


A docente do curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho, Ma Rochele Firmeza, e a acadêmica do 8º período, Arielly Vitória, comemoram o aceite de artigo: “Abandono Digital: A responsabilidade civil dos pais pelos filhos menores”, no Congresso Interdisciplinar de Direitos Humanos (INTERDH 2021), que acontecerá de 28 a 30 de julho de forma online.

As duas fazem parte do Programa Institucional de Iniciação a Pesquisa Científica (PIBIC – 2021/2022) e, de acordo com a professora Michele, o trabalho busca analisar o abandono digital da criança e do adolescente e a responsabilização dos pais em relação ao filho menor pelos eventuais danos causados ao seu desenvolvimento e a terceiros.

” É inegável que o advento da internet revolucionou a forma como as pessoas se comunicam e trocam informações, sendo hoje quase que impossível imaginar uma infância e adolescência livre da influência das redes. Os menores estão cada vez mais inseridos no mundo digital, criando e trocando experiências através das redes sociais, jogos online e aplicativos diversos”.

Arielly Vitória – Acadêmica 8º período Direito UNIFSA

Ela explica que nesse cenário, insere-se o instituto do abandono digital, tema bastante atual e ainda desconhecido por muitos, mas que vem ganhando cada vez mais espaço nos lares brasileiros.

” Trata-se de uma forma de negligência dos pais no tocante à segurança dos filhos na web, ao passo que o surgimento das novas tecnologias de comunicação e informação não trouxeram apenas benefícios, mas também possibilitaram o surgimento de novos perigos, especialmente no tocante aos infantes, devido a sua inerente condição de indivíduo em formação”

Profª Mª Rochele Firmeza

O evento que elas irão apresentar a pesquisa é uma iniciativa do Conselho Internacional de Altos Estudos em Direito (CAED-Jus) para estimular, desenvolver e dar visibilidade às diversas discussões, teorias e pesquisas sobre direitos humanos. Os trabalhos apresentados no Congresso serão publicados em livro impresso em Editora brasileira com impacto acadêmico, que poderá comercializar a versão impressa para todos os países.

Sobre Iniciação Científica UNIFSA

No UNIFSA, o Núcleo de Iniciação à Pesquisa (NIP) realiza o processo de sistematização das práticas de iniciação à pesquisa, especialmente, por meio de dois programas: PIBIC – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e o PIVIC – Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica.

Nos últimos anos, o NIP também contribui com eventos de valorização e de estímulo ao pesquisador, junto com outros setores envolvidos com a pesquisa, como a Pós-Graduação, o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e a Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui