A docente do curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho, Ma Rochele Firmeza, e a acadêmica do 8º período, Arielly Vitória, comemoram o aceite de artigo: “Abandono Digital: A responsabilidade civil dos pais pelos filhos menores”, no Congresso Interdisciplinar de Direitos Humanos (INTERDH 2021), que acontecerá de 28 a 30 de julho de forma online.
As duas fazem parte do Programa Institucional de Iniciação a Pesquisa Científica (PIBIC – 2021/2022) e, de acordo com a professora Michele, o trabalho busca analisar o abandono digital da criança e do adolescente e a responsabilização dos pais em relação ao filho menor pelos eventuais danos causados ao seu desenvolvimento e a terceiros.
” É inegável que o advento da internet revolucionou a forma como as pessoas se comunicam e trocam informações, sendo hoje quase que impossível imaginar uma infância e adolescência livre da influência das redes. Os menores estão cada vez mais inseridos no mundo digital, criando e trocando experiências através das redes sociais, jogos online e aplicativos diversos”.
Arielly Vitória – Acadêmica 8º período Direito UNIFSA
Ela explica que nesse cenário, insere-se o instituto do abandono digital, tema bastante atual e ainda desconhecido por muitos, mas que vem ganhando cada vez mais espaço nos lares brasileiros.
” Trata-se de uma forma de negligência dos pais no tocante à segurança dos filhos na web, ao passo que o surgimento das novas tecnologias de comunicação e informação não trouxeram apenas benefícios, mas também possibilitaram o surgimento de novos perigos, especialmente no tocante aos infantes, devido a sua inerente condição de indivíduo em formação”
Profª Mª Rochele Firmeza
O evento que elas irão apresentar a pesquisa é uma iniciativa do Conselho Internacional de Altos Estudos em Direito (CAED-Jus) para estimular, desenvolver e dar visibilidade às diversas discussões, teorias e pesquisas sobre direitos humanos. Os trabalhos apresentados no Congresso serão publicados em livro impresso em Editora brasileira com impacto acadêmico, que poderá comercializar a versão impressa para todos os países.
Sobre Iniciação Científica UNIFSA
No UNIFSA, o Núcleo de Iniciação à Pesquisa (NIP) realiza o processo de sistematização das práticas de iniciação à pesquisa, especialmente, por meio de dois programas: PIBIC – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e o PIVIC – Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica.
Nos últimos anos, o NIP também contribui com eventos de valorização e de estímulo ao pesquisador, junto com outros setores envolvidos com a pesquisa, como a Pós-Graduação, o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e a Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA).