Dr. Carlos Henrique Nery é confirmado no I Congresso Internacional Ciência e Sociedade

Compartilhe!

É com alegria que apresentamos o prestigioso médico Carlos Henrique Nery Costa como palestrante do CICS. Dr. Carlos é formado em medicina pela Universidade de Brasília, local onde também fez sua residência em clínica médica e o mestrado em medicina tropical. Ele é doutor em saúde pública tropical, pela Harvard University.

Seu currículo é amplo: já publicou mais de 104 artigos em periódicos especializados, 193 trabalhos em anais de eventos e publicou dois livros, tendo escrito nove capítulos, orientou dez teses de doutorado, além de ter orientado 12 teses de mestrado nas áreas de Medicina, Parasitologia e Saúde Coletiva e atualmente orienta sete alunos de doutorado e dois alunos de mestrado. O médico já recebeu a comenda Mérito Renascença do Governo do Estado do Piauí, o prêmio Mérito pelo Incentivo ao Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado do Piauí.  Foi um dos quatro organizadores do Congresso Internacional de Leishmania/Leishmanioses” em 2013, sendo também parte do Comitê Executivo do XVIII International Congress for Tropical Medicine and Malaria e XLVIII Congress of the Brazilian Society of Tropical Medicine, no Rio de Janeiro, em 2012.

Além disso, este convidado já presidiu um Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, uma Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmanioses, e dois Workshops de Pesquisas em Andamento em Leishmaniose Visceral. Foi um dos criadores da Rides – Rede de Investigação em Saúde Tropical, dos países de língua portuguesa, em 2006. Tem participado de numerosas bancas de tese de doutoramento, a última tendo sido na Universidade de Antuérpia, do aluno Emias Diro, sobre a co-infecção de Leishmania/HIV na Etiópia. Ademais, participou de eventos organizados pela DNDi como palestrante em Genebra, em Bahir Dar, Etiópia, e no congresso da Sociedade Israelense de Parasitologia, Protozoologia e Medicina Tropical, em Tel-Aviv, em Teerã, no Congresso Internacional de Dermatologia, em Moscou, no Centro de AIDS de Moscou e na I. I. Sechenov First Moscow State Medical University.

De 2011 a 2013, presidiu a Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Atualmente, ele é professor titular da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e editor adjunto da Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e da Newsletter da SBMT. Dr. Carlos Henrique também pertence ao Comitê de Medicina do CNPq desde 2018, e foi consultor de projetos do National Institutes of Health em 2019 e do do Comitê Organizador do WorldLeish7e, sendo membro do Infectious Diseases Data Observatory (IDDO). Não bastando tudo isso, o docente entrou na lista de 2021 de pesquisadores mais influentes do mundo segundo a Universidade de Stanford.

O palestrante, atualmente, também é coordenador geral do Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN), que é parceiro oficial do I CICS, e possui a finalidade de aprimorar o controle dos agravos tropicais emergentes e negligenciadas no contexto do Estado do Piauí e em regiões similares, devendo em especial: Elaborar políticas públicas baseadas em evidências científicas; Gerar e difundir conhecimentos científicos e tecnologias inovadoras; Ensinar e treinar profissionais da administração pública e demais interessados; E produzir fármacos e dispositivos biotecnológicos.

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui