Os docentes do Centro Universitário Santo Agostinho, Geraldino de Sousa, Laydson Moura Fernandes Amorim e Ronaldo Alves de Siqueira, juntos aos orientadores Jovina da Silva e Francisco Renato Lima, tiveram seu artigo, intitulado “Estratégias didáticas e suas relações com os estilos de aprendizagem: dispositivos de reflexão e ação sobre a docência na atualidade’’, publicado na revista científica Brazilian Journal of Development.
A pesquisa tem o objetivo relacionar estratégias de aprendizagens com os estilos dos discentes, contribuindo para a identificação de estratégias efetivas e de prática exitosas, que possam instigar a transformação na e pela educação, sobretudo, no âmbito do Ensino Superior. Com isso, o texto aponta dez modelos ou estilos de aprendizagem, que corroboram a reflexão sobre a relação entre estratégias didáticas e os estilos de aprendizagem, como dispositivos de reflexão e ação sobre a docência na atualidade.
Segundo o professor Geraldino de Sousa, após finalizar a pós-graduação de Docência no Ensino Superior pelo UNIFSA, a equipe resolveu aproveitar o Trabalho de Conclusão de Curso e transformaram em um artigo para publicação na conceituada revista. A trajetória ocorreu sob a orientação da professora Jovina da Silva e do Professor Francisco Renato Lima, resultando em um importante material sobre ensino e aprendizagem.
A aprendizagem é um processo dinâmico e ininterrupto, que acontece ao longo de toda a vida e se caracteriza por ser de natureza complexa e em redes, de modo que essa construção se desenvolve a partir do reconhecimento de uma variedade de tipos e estilos de aprendizagem. Nesse sentido, no âmbito escolar, é necessária a adoção de diversas estratégias didáticas, a fim de mediar às relações de ensino e aprendizagem, repensando a maneira como se ensina e como se aprende.
Laydson Moura Fernandes Amorim, docente UNIFSA e autor do artigo.