A docente do Centro Universitário Santo Agostinho, Ma. Ana Kelma Cunha Gallas, foi homenageada e premiada em sessão solene em homenagem às mulheres, realizada pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) no dia 07 de março (quinta-feira). Esse reconhecimento foi destinado às mulheres que têm sido fonte de inspiração para a sociedade piauiense, e Kelma foi apontada por seus relevantes serviços prestados ao Estado no campo da docência e jornalismo.
Ana Kelma Cunha Gallas é docente do UNIFSA desde 2001, quando a instituição ofertava a graduação de Jornalismo. Nos tempos atuais, a docente e pesquisadora ministra aulas da disciplina de Antropologia em cursos como Arquitetura, Psicologia e Fisioterapia. Para ela, ser reconhecida pelo seu trabalho é o reflexo de muita dedicação no que faz: 37 anos dedicados ao jornalismo e 23 anos à educação.
Felizmente, em minha vida, dediquei-me arduamente a estes dois pilares de uma sociedade mais informada, crítica e justa. Tanto no jornalismo como na docência, tive a oportunidade de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, críticos e capazes de exercer seus direitos e deveres com responsabilidade. Durante esse tempo, me empenhei para atuar de forma ética e responsável, contribuindo tanto para a formação de novos profissionais quanto para a produção de conteúdo relevante na área da comunicação.
Profa. Ma. Ana Kelma Cunha Gallas, docente do UNIFSA
A docente ainda afirma que essa premiação, inevitavelmente, acrescenta uma camada de responsabilidade ao seu trabalho.
Serve, especialmente, como um lembrete da importância de cada ação, cada palavra proferida e cada gesto, sublinhando o impacto que podemos ter no mundo ao nosso redor. Acredito que este prêmio não apenas honra meu passado e presente profissionais, mas também me motiva a continuar buscando a excelência, tanto na educação quanto no jornalismo, onde espero continuar inspirando as futuras gerações.
Profa. Ma. Ana Kelma Cunha Gallas, docente do UNIFSA
Kelma crê que essa homenagem, mais do que reconhecer seus anos de dedicação e trabalho, ressalta a importância da mulher no âmbito profissional e acadêmico. E, como uma profissional, contornada por mulheres de diferentes histórias e carreiras, ela estende essa homenagem recebida a outras mulheres de sua vida.
Sem hesitação, dedico este prêmio às figuras inspiradoras de minha vida: minha avó, Balbina, e minha mãe, Yerecê. Ambas foram e são espelhos do que posso ser, desde no trabalho incansável, na determinação e no amor pelo conhecimento. Elas me ensinaram, desde cedo, o valor da perseverança e da paixão pelo aprendizado. Suas vidas e legados continuam a guiar meu caminho, lembrando-me diariamente da força e da capacidade de superação que nós, mulheres, possuímos.
Profa. Ma. Ana Kelma Cunha Gallas, docente do UNIFSA
O UNIFSA, alegremente, parabeniza Ana Kelma Cunha Gallas por essa incrível conquista, e se orgulha em ter profissionais de sua expertise em nossa grade de professores.