A docente Leyla Regis de Meneses Sousa Carvalho, do curso de Educação Física do Centro Universitário Santo Agostinho, concluiu o doutorado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília – UCB. Seu projeto, intitulado “Insatisfação com a Imagem Corporal e Esquemas de Gênero do Autoconceito em Universitários”, correlaciona dois temas importantes: a imagem e o autoconceito.
Minha pesquisa foi desenvolvida com universitários do sexo masculino e feminino da área da saúde e humanas nas IES da cidade de Teresina (PI). Ela é o primeiro estudo a associar a insatisfação da imagem corporal com os esquemas de gênero do autoconceito tendo em vista que até então os estudos anteriores, foram executadas a partir de comparações entre variáveis puramente biológicas, a exemplo o sexo.
Profa. Dra. Leyla Regis de Meneses Sousa Carvalho, docente de Educação Física UNIFSA
A pesquisa objetivou associar a insatisfação da imagem corporal dos universitários nos diferentes perfis tipológicos de gênero. Após a análise dos dados, verificou-se que os isoesquemáticos manifestaram maior satisfação, porém, a insatisfação por excesso de peso foi prevalente entre as heteroesquemáticas femininas e a insatisfação por magreza foi prevalente nos heteroesquemáticos masculinos.
Para a docente, que atua no UNIFSA desde 2015, concluir um doutorado é progredir na carreira profissional e acadêmica, pois desenvolve aprendizado e reconhecimento.
O doutorado é muito importante para carreira, pois proporciona a aquisição de um conhecimento teórico mais aprofundado, principalmente para pessoas que desejam, seguir carreira acadêmica na pesquisa científica, alem do reconhecimento no meio profissional e acadêmico.
Profa. Dra. Leyla Regis de Meneses Sousa Carvalho, docente de Educação Física UNIFSA
O UNIFSA parabeniza a professora Leyla pela conquista e considera uma honra tê-la como integrante do corpo docente da instituição.