O professor Me. Antonio Marcos Vaz de Lima, do Centro Universitário Santo Agostinho, lança o livro “Mitleid: a compaixão como fundamento da moral no pensamento de Arthur Schopenhauer”. A obra é fruto de sua pesquisa no Programa de Mestrado em Ética e Epistemologia da Universidade Federal do Piauí – UFPI.
No livro, o professor Vaz de Lima se propõe a investigar como o filósofo Arthur Schopenhauer, conhecido como o último dos idealistas alemães, apresenta a compaixão como fundamento da moral. Para alcançar esse objetivo, o docente realiza uma análise aprofundada das principais obras do pensador, especialmente “O mundo como Vontade e Representação” e “Sobre o Fundamento da Moral”, identificando o cerne de seu pensamento ético-moral.
A obra busca contextualizar Schopenhauer dentro de um panorama histórico e filosófico mais amplo, a fim de compreender melhor sua vida e filosofia. Centrada na proposta de Pensamento Único, a filosofia de Schopenhauer busca desvendar o enigma do mundo por meio de sua concepção de Vontade e Representação. A partir dessa perspectiva, o professor delineia os pontos centrais da crítica de Schopenhauer ao Imperativo Categórico kantiano, que era o fundamento moral vigente na época, e propõe a compaixão como resposta schopenhaueriana.
Na minha obra, busco responder aos questionamentos acerca da origem e do desenvolvimento da moralidade, assim como das conexões entre as ações e a consciência moral, e de como a vontade se relaciona com a natureza humana. Esses têm sido alguns dos grandes desafios éticos da humanidade ao longo de sua jornada existencial. O homem se depara com um desejo ainda não satisfeito de encontrar um fundamento capaz de justificar seus atos e intenções, ao mesmo tempo em que busca garantir legitimidade para seu agir individual e coletivo. Essa investigação é o cerne deste livro, que nasceu de minhas reflexões e pesquisas acerca do fenômeno da ética e da moral.
Prof. Me. Antonio Marcos Vaz de Lima, docente UNIFSA.