A Professora Ma. Rochele Firmeza e os graduandos do curso de bacharelado em Direito do Centro Universitário Santo Agostinho, Arielly Dantas e Samuel Vieira, produziram e publicaram o artigo, intitulado “O impacto das novas tecnologias nos Direitos Fundamentais da Criança e do Adolescente”, como capítulo do sexto volume do Livro “Estudos em Ciências Humanas e Sociais” publicado pela Editora Poisson, de Belo Horizonte.
O artigo escrito pelos alunos, e orientado por Rochele Firmeza, aborda o uso que as crianças e os adolescentes fazem das novas tecnologias da informação, discutindo a violação de direitos fundamentais diante da ocorrência do Cyberbullying. Segundo a professora, o interesse pelo assunto surgiu a partir do desenvolvimento do projeto de pesquisa do PIBIC, desenvolvido pelos três.
“Durante o período em que trabalhamos na pesquisa, construímos uma visão extensiva referente as questões relacionadas ao Direito da Criança e do Adolescente. Por conseguinte, conseguimos explorar dentro da temática do Abandono Digital, tema central da pesquisa desenvolvida, o estudo das consequências de tal instituto, o qual propiciou a produção do artigo acerca dos direitos fundamentais desses menores, analisando especialmente o Cyberbullying.”
Profa. Ma. Rochele Firmeza, docente de Direito UNIFSA
Nesse aspecto, Rochele ainda afirma que o estudo demonstra-se relevante do ponto de vista social e jurídico, ao passo que é indispensável a toda comunidade, a visão acerca dos direitos fundamentais dos infantes, além da necessidade de entendimento sobre como o meio virtual pode prejudicar o desenvolvimento dos menores e/ou violar os seus direitos humanos fundamentais.
O 6° volume do e-book Estudos em Ciências Humanas e Sociais foi publicado no ano de 2022, e apresenta uma série de estudos que cobre uma gama de tópicos das Ciências Humanas e Sociais, servindo de grande valia tanto para acadêmicos quanto para profissionais atuantes no mercado. No material, foram reunidos dezessete artigos produzidos em todo o Brasil.
O UNIFSA parabeniza os alunos Arielly Dantas e Samuel Vieira, e a professora Ma. Rochele Firmeza pelo bom trabalho e contribuição com a pesquisa científica na área de Direito.