Uma história de superação – assim pode ser resumida a trajetória da estudante Andressa Queiroz Marques da Silva na produção do seu trabalho de conclusão de curso na graduação em Enfermagem do Centro Universitário Santo Agostinho. Antes mesmo de defender o trabalho para a banca, ele foi publicado como capítulo no livro “Bioética e Saúde Pública” (ISBN: 978-65-86700-04-6). A pesquisa, orientada pela professora Dra. Willyane de Andrade Alvarenga, leva o título “Aquisição de conhecimento sobre saúde sexual e reprodutiva por adolescentes: uma revisão integrativa” e teve como objetivo identificar na literatura científica quais as fontes utilizadas pelos adolescentes para a aquisição de conhecimento sobre a saúde sexual e reprodutiva, enfocando qual o papel do enfermeiro nessa transmissão de conhecimento.
Com o distanciamento social, medida para combater a pandemia do novo coronavírus, os encontros de orientação foram todos virtuais, bem como as pesquisas bibliográficas – nesse ponto residiu a maior fonte de dificuldades de todo o processo: a conexão de rede. “Eu tive muitos problemas de acesso, não tinha internet, era difícil conectar e me concentrar para produzir, mas a professora Willyane Alvarenga foi muito paciente e sempre me direcionando incansavelmente para superar esse grande desafio. Até pensei em desistir, mas com o apoio dos meus amigos, familiares e professores, eu consegui. Esse trabalho, e o seu reconhecimento com a publicação, me fez enxergar que nada é impossível quando se tem vontade e coragem, esses são valores essenciais na profissão que escolhi. Tiro a lição de persistir e não desistir por mais que apareçam obstáculos e de fazer com amor aquilo que se gosta. Essa experiência foi muito importante para a profissional que me tornei”, explica.
A professora orientadora Willyane esclarece que Andressa sempre demonstrou muito compromisso e resiliência em lidar com as dificuldades. “Tivemos muitas reuniões de orientação por telefone e muitas vezes ela usava o celular para digitar seu trabalho. Ela tem todo o mérito pela publicação do trabalho, pois estava determinada a ter uma publicação e somou todos os esforços para isso. Enviou o seu trabalho para ser publicado na forma de capítulo no livro Bioética e Saúde Pública, corrigiu as sugestões dos revisores e teve o mérito da publicação antes de defender seu TCC. Tenho muito orgulho dela, pois ela é a prova de que com o querer é possível alcançar voos altos”.
Juntas, as pesquisadoras produziram um trabalho que certamente contribuirá com outras pesquisas por apresentar uma revisão integrativa de um tema atual e que envolve múltiplos setores da nossa sociedade: o conhecimento dos jovens acerca da saúde sexual e reprodutiva e o papel educativo da enfermagem nesse aspecto. Como resultado, a pesquisa aponta que os adolescentes se informam principalmente através da internet e amigos e não com os pais e familiares, em razão do tema ainda ser um tabu. Nesse sentindo, o enfermeiro, enquanto educador em saúde, no âmbito da atenção primária, tem a potencialidade para realizar estratégias conjuntas com a família e a escola para a abordagem de temas como a prática sexual segura, o uso de contraceptivos e métodos de barreira para a prevenção das infecções sexuais e o planejamento familiar.