A tese “THEMIS COM “H”: Descompasso entre a insurgência da Lei Maria da Penha e a institucionalidade do sistema de justiça em Teresina (PI)“ elaborada pela docente do curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho, Dra. Verônica Acioly Vasconcelos, que também é Defensora Pública do Estado do Piauí, ficou entre as três melhores do programa de Doutorado em Direito do UniCEUB do ano de 2020. O trabalho, defendido em abril de 2020, foi pensando de acordo com a vivência profissional da pesquisadora, que também atua como titular da 2ª Defensoria Pública da Mulher.
Apesar da surpresa pela indicação, a professora destaca todo o empenho dedicado em sua pesquisa, que traz o contexto regional para ilustrar uma situação que ocorre em todo o Brasil. Para Verônica Acioly, essa é uma forma de contribuir para o debate acerca da violência contra a mulher:
“Dediquei-me a analisar a realidade do sistema de Justiça do Piauí, inspirada numa frase que diz “fale da sua aldeia e falará do mundo”. A defesa da mulher vítima de violência e o tratamento a elas dispensado é minha causa na aldeia que vivo e, de alguma forma, esta escolha permite que esta análise possa realmente ser “ouvida” e quem sabe repercutir – um pouco que seja – na realidade das mulheres em situação de violência”.
A professora ressalta que muitas pessoas contribuíram com a sua pesquisa, seja no Núcleo da Mulher, nas salas de aula ou mesmo nas conversas com amigos. Ela acrescenta ainda que o sentimento de gratidão prevalece nesse momento de reconhecimento do seu trabalho acadêmico.