A docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Santo Agostinho, Luana Dias de Moura, concluiu doutorado em Diagnósticos Avançados em Medicina Veterinária pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Aplicadas a Animais de Interesse Regional – PPGTAIR/UFPI. Sua linha de pesquisa foi Diagnóstico e Terapêutica em Medicina Veterinária.
Com o título “Avaliação e Monitoramento da Função Renal de Cães com Leishmaniose Visceral Submetidos a Imunoquimioterapia”, sua pesquisa objetivou avaliar parâmetros renais de cães com leishmaniose através do monitoramento via ultrassom abdominal, exames laboratoriais e na detecção de proteínas pela urina na razão proteína/creatinina (UP/C) e pelo método de ELISA, bem como avaliação histopatológica renal, no intuito de identificar alterações precoces de lesão renal, direcionadas a enfermidade, e avaliar o desempenho renal de cães submetidos a imunoquimioterapia, acompanhados por 360 dias.
Concluindo uma etapa muito importante na minha vida, doutorado! Um sonho realizado, temática que faz parte da minha rotina e que tive o prazer de desenvolver nesses 4 anos, associar pesquisa com vivência clínica da leishmaniose e da nefrologia. Uma pesquisa grandiosa, que impulsiona a busca constante por uma terapêutica sustentada, que possa reduzir ou zerar a carga parasitária, aumentando a expectativa de vida dos cães com leishmaniose e consequentemente retardar o surgimento de lesão renal, uma vez que a doença renal que também não tem cura é uma das principais causas de óbitos em caes com leishmaniose.
Profa. Dra. Luana Dias de Moura, docente de Medicina Veterinária do UNIFSA
Parabenizamos a docente Luana Dias de Moura por alcançar mais um degrau em sua carreira como docente e pesquisadora.