A professora do curso de Farmácia do Centro Universitário Santo Agostinho, Ma. Joseana Martins Soares de Rodrigues Leitão, foi aprovada no seletivo da VII Escola de Inverno em Assistência Farmacêutica e Farmácia Clínica da Universidade de São Paulo (USP), um dos mais concorridos e prestigiados programas de formação continuada na área. Joseana foi a única representante do estado do Piauí entre os selecionados.
Com 13 anos de atuação como docente no UNIFSA e sete anos à frente da supervisão do Núcleo de Iniciação à Pesquisa (NIP) da instituição, Joseana reforça, com essa conquista, seu compromisso com a excelência acadêmica e a atualização constante das práticas profissionais em saúde.
A Escola de Inverno é promovida pela USP com o objetivo de incentivar a formação continuada de farmacêuticos e estudantes de Farmácia e fomentar o interesse pela pesquisa científica nas áreas de Assistência Farmacêutica e Farmácia Clínica. O processo seletivo foi altamente competitivo, com apenas cinco vagas destinadas a farmacêuticos de todo o Brasil. Para se destacar, Joseana apresentou um resumo integrando o uso de tecnologias ao cuidado em saúde, evidenciando a importância da inovação na prática clínica.
Participar do Curso de Inverno representa uma oportunidade estratégica e enriquecedora sob diversas perspectivas. Do ponto de vista docente, contribui para o aprimoramento das aulas, com conteúdos atualizados e novas metodologias. Na prática farmacêutica, amplia nossa visão sobre o papel do farmacêutico no cuidado ao paciente, fortalecendo competências clínicas e de gestão do uso racional de medicamentos. Já no campo da pesquisa, o curso estimula o desenvolvimento de novos projetos aplicados à realidade dos serviços de saúde e promove contato com investigações científicas de ponta.
Profa. Ma. Joseana Martins Soares de Rodrigues Leitão, docente do UNIFSA
A seleção para a Escola de Inverno da USP reforça o protagonismo da docente no cenário acadêmico e científico nacional e evidencia o compromisso do UNIFSA com a qualificação permanente de seu corpo docente. Parabéns, profa. Joseana Leitão.