Dois docentes do curso de Enfermagem do Centro Universitário Santo Agostinho foram agraciados com o Prêmio Benevina Villar – Profissional Destaque da Enfermagem Piauiense de 2022. A professora Nancy Nay Leite de Araújo Loiola Batista foi premiada em primeiro lugar Categoria 2 – Enfermeiros(as) que atuaram na Assistência à Saúde , na Atenção Primária à Saúde. Já o Prof. Dr. Államy Danilo Moura e Silva foi premiado na Categoria 7 – Enfermeiros que atuaram na Formação Educacional ou Desenvolvimento Profissional de Nível Superior.
A professora Nancy Nay Leite de Araújo Loiola Batista, mestra em enfermagem e especialista em Saúde da Família e psicopedagogia, demonstra gratidão por todas as pessoas que votaram em seu nome, reconhecendo o seu trabalho na Atenção Básica em Saúde.
“Desde muito cedo, na minha profissão, ao tratar de feridas em pés de diabético pensava comigo: eu quero trabalhar no antes, quero buscar formas, estratégias de cuidar desses pacientes antes deles ferirem os pés, antes de serem amputados e daí surgiu a paixão pela Atenção Primária, pela promoção e prevenção. E eu sei que funciona; que cuidar de forma preventiva é a saída, pois a realidade de saúde da comunidade que cuido diminuiu amputação por diabetes, AVC e infarto em hipertensos e diabéticos, e a gestação de baixo risco, e por ai vai. E a Atenção Básica ou Primária traz um reconhecimento da população da nossa enfermagem. Traz empoderamento para nós, enfermeiros”
“Ter sido escolhido em votação aberta, em meio a brilhantes profissionais concorrentes, é motivo de alegria e um reforço positivo do meu empenho ao desenvolver estratégias de ensino que sejam verdadeiramente significativas na vida dos estudantes, do ponto de vista científico, técnico e humano”.
Prof. Dr. Államy Danilo Moura e Silva, docente de Enfermagem do UNIFSA
Comprovando seu empenho na carreira profissional, Államy também concluiu doutorado na área em 2022, defendendo sua tese sobre o “Efeito de Storytelling na Aprendizagem sobre o Histórico e a Institucionalização do Sistema Único de Saúde: ensaio clínico randomizado”.
Saiba mais: https://unifsa.com.br/site/docente-conclui-doutorado-em-enfermagem-no-contexto-social-brasileiro/
Ao todo, foram eleitos 12 profissionais de enfermagem do Estado. Na categoria conquistada por Államy Moura, concorreram 13 professores de Instituições de Ensino públicas e privadas piauienses. Entre os concorrentes, nesta categoria, estava a professora Willyane de Andrade Alvarenga, que ficou em terceiro lugar.
O prêmio “Benevina Villar” é promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem do Piauí – Coren-PI desde 2021, com o objetivo de valorizar e reconhecer o trabalho de profissionais que desempenharam a ciência do cuidar com compromisso, ética e humanização, e que contribuíram para o desenvolvimento da Enfermagem no Piauí.
O UNIFSA orgulha-se de ter, em seu time de colaboradores, profissionais dedicados ao ofício de ensinar, que buscam levar para a sala de aula um aprendizado inovador, tecnológico, social, científico e voltado para o mercado de trabalho.
Parabéns, professor Államy!