Docente de direito publica livro sobre crime de plágio

15 jun


O docente de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho, Prof. Me. Rodrigo Aráujo Saraiva, publicou o livro O Efetivo Combate ao Crime de Plágio: O Respeito à Função Social, da Propriedade Imaterial e a Produção Científica como Foco. O material se trata da publicação de sua dissertação no Mestrado em Criminologia, cursado na Universidade Fernando Pessoa – UFP, em Porto/Portugal.

O professor, advogado e agora escritor, conta que sua obra discute, de forma profunda e ao mesmo tempo acessível, o combate ao crime de plágio pela educação, pelo estímulo à função social da ciência, da pesquisa científica e seu poder desde os primórdios, e que sua ideia surgiu a partir de experiências em sala de aula.

O tema proposto na dissertação e consequentemente alvo central do presente livro foi inspirado nos alunos em geral que muitas vezes recorrem ao plágio como instrumento de pesquisa e confecção de trabalhos, projetos de pesquisa e até mesmo TCCs. Com isso, vi a necessidade de estudar o tema, não somente acerca do crime de plágio propriamente dito, como conduta transgressora da norma penal, mas com um viés criminológico, próprio do profissional da Criminologia.

Prof. Me. Rodrigo Aráujo Saraiva, docente de Direito UNIFSA

Rodrigo Saraiva é mestre em Direito, especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, e em Direito Civil e Processo Civil. Segundo ele, seu livro tem o objetivo de mostrar que todos possuem a capacidade de produzir ciência de forma ética.

Entender que todos são capazes, mesmo diante de inúmeras dificuldades que efetivamente exista, de produzir ciência, de produzir conteúdo relevante e de importante discussão como forma de contributo à realidade social ao qual está inserido. Trata-se de uma missão!

Prof. Me. Rodrigo Aráujo Saraiva, docente de Direito UNIFSA
Tags: , , , , ,
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui