A docente do Centro Acadêmico Santo Agostinho, Dra. Neuza Melo concluiu o seu Doutorado em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES, após defender a tese “Paisagem Cultural e as fazendas do Piauí dos Séculos XVII – XX: Arquitetura, História e Questões Ambientais”.
“A sensação é maravilhosa, de alívio, de dever cumprido. Contudo, a pesquisa é algo inesgotável. Quanto mais avançamos mais temos vontade de seguir. Meu caminho não parou por aqui, pelo contrário, ainda tenho uma longa estrada do conhecimento a percorrer”, comenta.
Profa. Dra. Neuza Melo
A professora explica que objetivo do trabalho foi analisar cinco fazendas do Piauí, fundadas entre os séculos XVII e XX a partir da arquitetura e das relações ambientais e históricas entre os diversos sujeitos e espaços, a fim de contribuir para o entendimento, desenvolvimento, uso e valorização do ambiente rural na produção da paisagem cultural e do espaço urbano contemporâneo piauiense.
“A pesquisa ocorreu pela necessidade cada vez maior de dar visibilidade e reconhecimento ao patrimônio rural piauiense, à paisagem, sobretudo, à criada a partir da pecuária e do ciclo do gado vacum, e da mesma forma, as grandes lavouras, hoje, começam a moldar novas formas urbanas no Estado, o que implica, mais uma vez, na adaptação e transformação do meio ambiente”.
Profa. Dra. Neuza Melo
A doutora ainda destaca a importância em analisar a paisagem cultural, discutir sobre o patrimônio, manter as dimensões material e imaterial, e também, seus valores.
“São esses aspectos que o caracterizam como representativos de um grupo, de um tempo, de uma história. A preservação dos bens patrimoniais, da paisagem cultural, cabe a todos, tornando-se essencial para a evolução da humanidade, para que esta viva de forma harmônica, respeitosa, tanto com a história quanto com a natureza, e siga na busca por liberdade, conhecimento e qualidade de vida”, conclui.
Profa. Dra. Neuza Melo