O docente da pós-graduação do Centro Universitário Santo Agostinho, Pro.Me.Ismael Mendes da Silva, foi aprovado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura – PPG psiCC a nível de doutorado, pela Universidade de Brasília – UNB. Sua tese aborda o tema “O psicólogo na UTI: práticas e desafios no contexto da pandemia’.
O Psicólogo Me. Ismael Mendes, pontua que recebeu a notícia da aprovação do doutorado com muita alegria, pois o mesmo já vinha se dedicando para esse novo desafio. O título de doutor vai agregar ainda mais na carreira profissional do docente, além de oportunizar que o mesmo compartilhe os conhecimentos adquiridos com os seus alunos.
“Talvez essa seja a mais importante aprovação da minha carreira profissional, pois ao término do doutorado poderei oferecer orientações a nível de mestrado e doutorado, fazer parte do corpo editorial de uma revista, ter respaldo para parcerias com outras universidades nacionais e internacionais, para produção de pesquisa científica e até envio de alunos para possíveis estágios de pesquisa. Enfim, são grandes as possibilidades, mas, o mais importante é que essa aprovação é o ponta pé inicial para construção de uma carreira profissional e acadêmica que sempre desejei”.
Pontuou, o docente da pós-graduação do UNIFSA
SOBRE A TESE DO DOUTORADO
Segundo o docente, a pandemia da COVID-19 trouxe à luz a enorme procura emergencial e contínua por assistência à saúde, os problemas sanitários evidenciaram as diversas dificuldades na assistência, em especial, na hospitalar. Diante disso, a sua pesquisa vai trazer um olhar voltado para a atuação do psicólogo nos hospitais durante o período pandêmico.
“No percurso do doutorado, irei estudar sobre o trabalho do psicólogo hospitalar na assistência em Unidade de Terapia Intensiva – UTI, no contexto da pandemia. Essa tese tem como objetivo geral: compreender as práticas e os desafios da atuação do psicólogo na UTI no contexto da pandemia”.
Disse, Prof. Me. Ismael Mendes