O Prof. Dr. Államy Danilo Moura e Silva, do curso de Enfermagem do Centro Universitário Santo Agostinho, concluiu o doutorado pela UFPI defendendo sua tese intitulada “Efeito de Storytelling na Aprendizagem sobre o Histórico e a Institucionalização do Sistema Único de Saúde: ensaio clínico randomizado”, a qual o autor objetivou estudar o storytelling como forma de ensino.
“O storytelling, no contexto acadêmico, corresponde a uma técnica para captar a atenção das pessoas por meio do relato de um caso fictício ou real, problematizador, com o intuito de ensinar, como uma estratégia ativa e significativa de ensino. O objetivo do estudo foi avaliar o efeito de storytelling na aprendizagem de estudantes de enfermagem sobre o histórico e a institucionalização do SUS.”
Prof. Dr. Államy Danilo Moura e Silva
A tese foi motivada pela crença do professor em considerar as atuais mudanças no processo de ensino-aprendizagem. Para ele, o ensino em Enfermagem ainda se apresenta, em alguns aspectos, fragmentado e pouco direcionado às singularidades e realidades apresentadas pelo Sistema Único de Saúde. O objetivo do estudo foi avaliar o efeito de storytelling na aprendizagem de estudantes de enfermagem sobre o histórico e a institucionalização do SUS.
Segundo o docento, realizar um doutorado é mais que uma realização pessoal, pois, além de ampliar o conhecimento da área, possibilita a mobilização dos profissionais da área a conquistarem seu espaço na sociedade.
“Me tornar doutor na área, é significativo não só pelo título, mas pela reflexão epistemológica que a tese resultou, na mudança de paradigmas para o processo de ensino e aprendizagem, e na conjuntura atual do SUS, por isso essa tese é resistência.”
Prof. Dr. Államy Danilo Moura e Silva