Docente conclui doutorado em Enfermagem no Contexto Social Brasileiro

Compartilhe!

O Prof. Dr. Államy Danilo Moura e Silva, do curso de Enfermagem do Centro Universitário Santo Agostinho, concluiu o doutorado pela UFPI defendendo sua tese intitulada “Efeito de Storytelling na Aprendizagem sobre o Histórico e a Institucionalização do Sistema Único de Saúde: ensaio clínico randomizado”, a qual o autor objetivou estudar o storytelling como forma de ensino.

“O storytelling, no contexto acadêmico, corresponde a uma técnica para captar a atenção das pessoas por meio do relato de um caso fictício ou real, problematizador, com o intuito de ensinar, como uma estratégia ativa e significativa de ensino. O objetivo do estudo foi avaliar o efeito de storytelling na aprendizagem de estudantes de enfermagem sobre o histórico e a institucionalização do SUS.”

Prof. Dr. Államy Danilo Moura e Silva

A tese foi motivada pela crença do professor em considerar as atuais mudanças no processo de ensino-aprendizagem. Para ele, o ensino em Enfermagem ainda se apresenta, em alguns aspectos, fragmentado e pouco direcionado às singularidades e realidades apresentadas pelo Sistema Único de Saúde. O objetivo do estudo foi avaliar o efeito de storytelling na aprendizagem de estudantes de enfermagem sobre o histórico e a institucionalização do SUS.

Segundo o docento, realizar um doutorado é mais que uma realização pessoal, pois, além de ampliar o conhecimento da área, possibilita a mobilização dos profissionais da área a conquistarem seu espaço na sociedade.

“Me tornar doutor na área, é significativo não só pelo título, mas pela reflexão epistemológica que a tese resultou, na mudança de paradigmas para o processo de ensino e aprendizagem, e na conjuntura atual do SUS, por isso essa tese é resistência.”

Prof. Dr. Államy Danilo Moura e Silva

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui