Divulgado o Edital de Submissão de trabalhos no 1º CICS

Compartilhe!

A Comissão Científica do 1º Congresso Internacional Ciência e Sociedade (CICS) divulgou o Edital de Submissão de Trabalhos, que contém todas regras e procedimentos destinados a orientar os autores que desejam participar do evento. Para submeter os trabalhos, autores devem escolher em qual Grupo Temático irá submeter. Confira a lista dos 43 Grupos Temáticos do CICS.

O CICS será realizado de 4 a 7 de outubro de 2023, no Centro Universitário Santo Agostinho. As apresentações científicas nos Grupos Temáticos estão concentradas no dia 7 de outubro, sábado, das 14h às 17h, em salas do Anexo II do UNIFSA.

O processo de submissão irá se iniciar em breve. Nesse momento, a plataforma que irá receber os trabalhos está sendo preparada. Para a coordenadora da Comissão Científica, profa. Dra. Izabel Herika Matias Gomes Cronemberger, o principal propósito do 1º Congresso Internacional Ciência e Sociedade (1º CICS) é promover a colaboração de pesquisadores que atuam em subcampos do conhecimento e/ou especialidades distintas, com o objetivo de contribuir para o avanço científico e o estabelecimento de parcerias acadêmicas e investigativas, por meio da ampliação de networking.

“Nesse sentido, o evento se apresenta como uma oportunidade ímpar para a comunidade científica, uma vez que oferece uma plataforma propícia para a troca de ideias, perspectivas e práticas em áreas-chave do conhecimento, e ainda, para o fomento de alianças estratégicas que possam impulsionar o desenvolvimento social”, explica. “Além disso, a integração e a colaboração de pesquisadores com diferentes especialidades e contextos socioculturais pode resultar em soluções mais efetivas para problemas complexos e em maior inovação científica”.

A coordenadora ressalta que, considerando a relevância do tema e a abrangência do Congresso, faz-se necessário incentivar a participação ativa de pesquisadores, estudantes e demais interessados em contribuir para o avanço científico e o fortalecimento de vínculos acadêmicos e investigativos. “O 1º CICS pode ser visto como uma oportunidade única para ampliar o diálogo científico e fomentar ações para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa”, disse.

É obrigatório seguir a formatação exigida por meio deste modelo-padrão para a proposta, e, especialmente, empregar o papel timbrado específico do I CICS.

RELAÇÃO DE GRUPOS TEMÁTICOS DO 1º CICS

Seguindo a trajetória do Congresso Brasileiro Ciência e Sociedade, realizado em 2019 e 2021, o CICS dá grande relevância aos Grupos Temáticos enquanto espaços de interlocução, destinados a reunir pesquisadores com interesses acadêmicos em comum. Nesses espaços, pesquisadores de diferentes campos do conhecimento debaterão pesquisas em uma perspectiva multidisciplinar, o que irá contribuir para fomentar novos estudos e para a ampliação de networking acadêmico.

PUBLICAÇÕES DO 1º CONGRESSO CIÊNCIA E SOCIEDADE

As publicações também são um foco do congresso. Os trabalhos submetidos, aprovados e apresentados no 1º CICS serão publicados, na forma de Trabalho Completo, nos Anais do Congresso, tendo, individualmente, um registro DOI – Digital Object Identifier (individual). E o Melhor Trabalho de cada um dos GTs, indicados formalmente pelos coordenadores/as, será publicado, como capítulo, no e-book denominado “Melhores Trabalhos do 1º CICS”.

A edição, com ISBN e DOI para cada capítulo, ficará disponibilizada no site de publicações científicas e acadêmicas do UNIFSA e no site do 1º CICS. O e-book também será distribuído nas plataformas acadêmicas e científicas internacionais, por meio de uma parceria com a Editora Lestu.

Foi a Lestu que publicou três coletâneas com Melhores Trabalhos da Semana Científica 2018; 1º Congresso Brasileiro Ciência e Sociedade e 2º Congresso Ciência e Sociedade. Acesse aqui e confira

Para a Profa. Ma. Ana Kelma Cunha Gallas, responsável pela área de publicações científicas do CICS, trata-se do corolário da própria atividade de pesquisa. “Sem a disseminação do conhecimento, a ciência estagna. É necessário cada vez mais investir nas publicações, especialmente, as de ciência aberta, para impulsionar a difusão de conhecimentos e o fomento de novos estudos”, explicou.

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui