A Comissão Científica do 1º Congresso Internacional Ciência e Sociedade (CICS) divulgou o Edital de Submissão de Trabalhos, que contém todas regras e procedimentos destinados a orientar os autores que desejam participar do evento. Para submeter os trabalhos, autores devem escolher em qual Grupo Temático irá submeter. Confira a lista dos 43 Grupos Temáticos do CICS.
O CICS será realizado de 4 a 7 de outubro de 2023, no Centro Universitário Santo Agostinho. As apresentações científicas nos Grupos Temáticos estão concentradas no dia 7 de outubro, sábado, das 14h às 17h, em salas do Anexo II do UNIFSA.
O processo de submissão irá se iniciar em breve. Nesse momento, a plataforma que irá receber os trabalhos está sendo preparada. Para a coordenadora da Comissão Científica, profa. Dra. Izabel Herika Matias Gomes Cronemberger, o principal propósito do 1º Congresso Internacional Ciência e Sociedade (1º CICS) é promover a colaboração de pesquisadores que atuam em subcampos do conhecimento e/ou especialidades distintas, com o objetivo de contribuir para o avanço científico e o estabelecimento de parcerias acadêmicas e investigativas, por meio da ampliação de networking.
“Nesse sentido, o evento se apresenta como uma oportunidade ímpar para a comunidade científica, uma vez que oferece uma plataforma propícia para a troca de ideias, perspectivas e práticas em áreas-chave do conhecimento, e ainda, para o fomento de alianças estratégicas que possam impulsionar o desenvolvimento social”, explica. “Além disso, a integração e a colaboração de pesquisadores com diferentes especialidades e contextos socioculturais pode resultar em soluções mais efetivas para problemas complexos e em maior inovação científica”.
A coordenadora ressalta que, considerando a relevância do tema e a abrangência do Congresso, faz-se necessário incentivar a participação ativa de pesquisadores, estudantes e demais interessados em contribuir para o avanço científico e o fortalecimento de vínculos acadêmicos e investigativos. “O 1º CICS pode ser visto como uma oportunidade única para ampliar o diálogo científico e fomentar ações para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa”, disse.
É obrigatório seguir a formatação exigida por meio deste modelo-padrão para a proposta, e, especialmente, empregar o papel timbrado específico do I CICS.
RELAÇÃO DE GRUPOS TEMÁTICOS DO 1º CICS
Seguindo a trajetória do Congresso Brasileiro Ciência e Sociedade, realizado em 2019 e 2021, o CICS dá grande relevância aos Grupos Temáticos enquanto espaços de interlocução, destinados a reunir pesquisadores com interesses acadêmicos em comum. Nesses espaços, pesquisadores de diferentes campos do conhecimento debaterão pesquisas em uma perspectiva multidisciplinar, o que irá contribuir para fomentar novos estudos e para a ampliação de networking acadêmico.
PUBLICAÇÕES DO 1º CONGRESSO CIÊNCIA E SOCIEDADE
As publicações também são um foco do congresso. Os trabalhos submetidos, aprovados e apresentados no 1º CICS serão publicados, na forma de Trabalho Completo, nos Anais do Congresso, tendo, individualmente, um registro DOI – Digital Object Identifier (individual). E o Melhor Trabalho de cada um dos GTs, indicados formalmente pelos coordenadores/as, será publicado, como capítulo, no e-book denominado “Melhores Trabalhos do 1º CICS”.
A edição, com ISBN e DOI para cada capítulo, ficará disponibilizada no site de publicações científicas e acadêmicas do UNIFSA e no site do 1º CICS. O e-book também será distribuído nas plataformas acadêmicas e científicas internacionais, por meio de uma parceria com a Editora Lestu.
Foi a Lestu que publicou três coletâneas com Melhores Trabalhos da Semana Científica 2018; 1º Congresso Brasileiro Ciência e Sociedade e 2º Congresso Ciência e Sociedade. Acesse aqui e confira
Para a Profa. Ma. Ana Kelma Cunha Gallas, responsável pela área de publicações científicas do CICS, trata-se do corolário da própria atividade de pesquisa. “Sem a disseminação do conhecimento, a ciência estagna. É necessário cada vez mais investir nas publicações, especialmente, as de ciência aberta, para impulsionar a difusão de conhecimentos e o fomento de novos estudos”, explicou.