A Comissão Científica do 1º Congresso Internacional Ciência e Sociedade (CICS) divulgou a relação de propostas de Grupos Temáticos (GTs) aprovadas para o evento, que será realizado de 4 a 7 de outubro de 2023, no Centro Universitário Santo Agostinho.
Seguindo a trajetória do Congresso Brasileiro Ciência e Sociedade, realizado em 2019 e 2021, o CICS dá grande relevância aos Grupos Temáticos enquanto espaços de interlocução, destinados a reunir pesquisadores com interesses acadêmicos em comum. Nesses espaços, pesquisadores de diferentes campos do conhecimento debaterão pesquisas em uma perspectiva multidisciplinar, o que irá contribuir para fomentar novos estudos e para a ampliação de networking acadêmico.
Foram aprovadas 43 propostas de Grupos Temáticos, submetidos por pesquisadores e professores doutores e mestres, de diversas unidades federativas do Brasil e de outros países, como Portugal, Argentina e Uruguai. Para o organizador do 1º CICS, prof. Dr. Alisson Dias Gomes, a participação em congressos internacionais é uma importante oportunidade para os pesquisadores ampliarem seus horizontes acadêmicos e aprimorarem suas habilidades de comunicação.
IMPORTÂNCIA EM PARTICIPAR DO 1º CICS
“Em eventos como esse, como é o caso do 1º CICS, especialistas têm a oportunidade de discutir e apresentar seus trabalhos para outros pesquisadores e profissionais da área, a fim de receber feedback, ampliar sua rede de contatos e promover o diálogo sobre temas importantes”, disse Alisson Dias Gomes. O professor destacou, ainda, que a programação do 1º CICS será diversificada, com palestras, mesas-redondas e minicursos, o que permitirá aos participantes se atualizarem sobre tendências e inovações em suas áreas de interesse.
A coordenadora da Comissão Científica, Profa. Dra. Izabel Herika Gomes Matias Cronemberger, no caso de congressos internacionais, o debate com pares é ainda mais relevante. “A troca de experiências com pesquisadores de diferentes estados brasileiros e países pode trazer novas perspectivas e abordagens para os temas abordados, enriquecendo a discussão e permitindo a identificação de desafios e oportunidades em diferentes contextos”, explicou.
Izabel Herika destaca, além disso, que a participação em congressos internacionais também é uma oportunidade para os pesquisadores se atualizarem sobre as tendências e avanços recentes em suas áreas de atuação. “A participação em um congresso internacional é uma forma de aumentar a visibilidade de pesquisadores e suas pesquisas, sobretudo, em um evento internacional, que gerar oportunidades de colaboração e reconhecimento acadêmico”, disse.
PUBLICAÇÕES DO 1º CONGRESSO CIÊNCIA E SOCIEDADE
As publicações também são um foco do congresso. Os trabalhos submetidos, aprovados e apresentados no 1º CICS serão publicados, na forma de Trabalho Completo, nos Anais do Congresso, tendo, individualmente, um registro DOI – Digital Object Identifier (individual). E o Melhor Trabalho de cada um dos GTs, indicados formalmente pelos coordenadores/as, será publicado, como capítulo, no e-book denominado “Melhores Trabalhos do 1º CICS”.
A edição, com ISBN e DOI para cada capítulo, ficará disponibilizada no site de publicações científicas e acadêmicas do UNIFSA e no site do 1º CICS. O e-book também será distribuído nas plataformas acadêmicas e científicas internacionais, por meio de uma parceria com a Editora Lestu.
Foi a Lestu que publicou três coletâneas com Melhores Trabalhos da Semana Científica 2018; 1º Congresso Brasileiro Ciência e Sociedade e 2º Congresso Ciência e Sociedade. Acesse aqui e confira
Para a Profa. Ma. Ana Kelma Cunha Gallas, responsável pela área de publicações científicas do CICS, trata-se do corolário da própria atividade de pesquisa. “Sem a disseminação do conhecimento, a ciência estagna. É necessário cada vez mais investir nas publicações, especialmente, as de ciência aberta, para impulsionar a difusão de conhecimentos e o fomento de novos estudos”, explicou.