Discentes de Nutrição publicam artigo sobre Alimentação e TDAH em revista da área

Compartilhe!

Seis alunos do curso de Nutrição do Centro Universitário Santo Agostinho publicaram um artigo na revista Paulista Nutrição em Pauta, edição Janeiro/2022. O projeto tem como tema Os Benefícios de Alimentos Funcionais em Portadores de TDAH.
Capa da Revista Nutrição em Pauta – Edição Jan. 2022

Seis alunos do curso de Nutrição do Centro Universitário Santo Agostinho publicaram um artigo na revista Paulista Nutrição em Pauta, edição Janeiro/2022. O projeto tem como tema Os Benefícios de Alimentos Funcionais em Portadores de TDAH, e tem como autores: Sarah Louise Vasconcelos de Sousa, Ingrid Roberta Silva Lima, Erika Karina Cezar Pereira, Christian Cleyson Moura Cruz, Marcos Vinícius Barbosa Lacerda e Rayane Fortes Carvalho.

Inicialmente, a pesquisa foi produzida para obtenção de nota na disciplina de Nutrição Funcional, ministrada pela Profa. Ma. Liejy Agnes dos Santos Raposo Landim, que sempre incentivou seus alunos a publicarem artigos, como conta Sarah Louise.

Tivemos uma atividade avaliativa com a professora Liejy, na disciplina de Nutrição Funcional, e desde o começo ela veio nos dando força para produzir artigos. Então foi onde começamos a produzir e ela gostou, fizemos uma reunião sobre o artigo para ser publicado na revista Nutrição em Pauta e recebemos a confirmação que seria publicado.

Sarah Louise Vasconcelos de Sousa, aluna de Nutrição UNIFSA.

Segundo Sarah, o assunto do artigo foi escolhido por ser é um tema pouco falado, merecendo ter mais visibilidade, além de que dois dos participantes do trabalho, Ingrid Roberta e Christian Cleyson, é portadora de TDAH. A Profa. Ma. Liejy Agnes Dos Santos Raposo Landim, principal impulsionadora da produção do artigo pelos alunos, destaca a importância de pesquisas como essa no universo acadêmico.

A publicação deste artigo me faz relembrar um pensamento de Einstein: “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”. Esse pensamento retrata bem o que a pesquisa permite realizar na formação profissional. Quando a pesquisa é incentivada e associada ao ensino, desde os primeiros períodos de formação profissional, e não esquecendo a extensão, é notório que gera uma ampliação dos conhecimentos, permite construir e reconstruir saberes, os quais proporcionam um perfil diferenciado, com autonomia profissional, visão crítica e analítica, e não somente uma formação reprodutiva do que foi aprendido, concretizando o que se preza como Missão no nosso UNIFSA.

Profa. Ma. Liejy Agnes Dos Santos Raposo Landim

Para a professora, a publicação do artigo confirma a viabilidade da produção científica desde os primeiros períodos, favorecendo o enriquecimento e o amadurecimento dos discentes neste processo, tornando-os profissionais com habilidades e competências de gerir soluções para melhoria da qualidade de vida em todos os segmentos da sociedade.

A equipe UNIFSA parabeniza a todos alunos/autores do artigo, fruto do empenho, confiança e determinação!


O que é o TDAH?

Segundo a Associação Brasileira de Défict de Atenção, O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD.

O TDAH na infância em geral se associa a dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores. Já em adultos, ocorrem problemas de desatenção para coisas do cotidiano e do trabalho, bem como com a memória (são muito esquecidos).


Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui