Seis alunos do curso de Nutrição do Centro Universitário Santo Agostinho publicaram um artigo na revista Paulista Nutrição em Pauta, edição Janeiro/2022. O projeto tem como tema Os Benefícios de Alimentos Funcionais em Portadores de TDAH, e tem como autores: Sarah Louise Vasconcelos de Sousa, Ingrid Roberta Silva Lima, Erika Karina Cezar Pereira, Christian Cleyson Moura Cruz, Marcos Vinícius Barbosa Lacerda e Rayane Fortes Carvalho.
Inicialmente, a pesquisa foi produzida para obtenção de nota na disciplina de Nutrição Funcional, ministrada pela Profa. Ma. Liejy Agnes dos Santos Raposo Landim, que sempre incentivou seus alunos a publicarem artigos, como conta Sarah Louise.
Tivemos uma atividade avaliativa com a professora Liejy, na disciplina de Nutrição Funcional, e desde o começo ela veio nos dando força para produzir artigos. Então foi onde começamos a produzir e ela gostou, fizemos uma reunião sobre o artigo para ser publicado na revista Nutrição em Pauta e recebemos a confirmação que seria publicado.
Sarah Louise Vasconcelos de Sousa, aluna de Nutrição UNIFSA.
Segundo Sarah, o assunto do artigo foi escolhido por ser é um tema pouco falado, merecendo ter mais visibilidade, além de que dois dos participantes do trabalho, Ingrid Roberta e Christian Cleyson, é portadora de TDAH. A Profa. Ma. Liejy Agnes Dos Santos Raposo Landim, principal impulsionadora da produção do artigo pelos alunos, destaca a importância de pesquisas como essa no universo acadêmico.
A publicação deste artigo me faz relembrar um pensamento de Einstein: “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”. Esse pensamento retrata bem o que a pesquisa permite realizar na formação profissional. Quando a pesquisa é incentivada e associada ao ensino, desde os primeiros períodos de formação profissional, e não esquecendo a extensão, é notório que gera uma ampliação dos conhecimentos, permite construir e reconstruir saberes, os quais proporcionam um perfil diferenciado, com autonomia profissional, visão crítica e analítica, e não somente uma formação reprodutiva do que foi aprendido, concretizando o que se preza como Missão no nosso UNIFSA.
Profa. Ma. Liejy Agnes Dos Santos Raposo Landim
Para a professora, a publicação do artigo confirma a viabilidade da produção científica desde os primeiros períodos, favorecendo o enriquecimento e o amadurecimento dos discentes neste processo, tornando-os profissionais com habilidades e competências de gerir soluções para melhoria da qualidade de vida em todos os segmentos da sociedade.
A equipe UNIFSA parabeniza a todos alunos/autores do artigo, fruto do empenho, confiança e determinação!
O que é o TDAH?
Segundo a Associação Brasileira de Défict de Atenção, O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD.
O TDAH na infância em geral se associa a dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores. Já em adultos, ocorrem problemas de desatenção para coisas do cotidiano e do trabalho, bem como com a memória (são muito esquecidos).