Salvar vidas é um dos desafios e responsabilidade que o profissional da Enfermagem tem. Nesse viés, o Centro Universitário Santo Agostinho, reuniu relatos importantes dos profissionais da instituição para celebrar o 12 de maio – Dia Internacional da Enfermagem, data que serve para destacar lutas e conquistas da profissão.
O curso de Enfermagem do UNFSA é conhecido por possuir profissionais dedicados e apaixonados na área que atuam e lecionam. A coordenadora da graduação, profa. Ma. Karla Joelma, pontua a importância do dia 12 de maio para a profissão e explica o contexto do seu surgimento.
“O dia 12 de maio é um marco histórico na profissão, pois homenageia uma importante protagonista da Enfermagem moderna, a Florence Nightingale. Além de celebrarmos a data devido o aniversário da Florence, também vemos o dia como um momento de reflexões sobre os avanços, trajetórias, conquistas e desafios da enfermagem.
Profa. Ma. Karla Joelma – coordenadora do curso de Enfermagem do UNIFSA
Atuação do enfermeiro na pandemia
Os profissionais da Enfermagem estiveram na linha de frente durante toda a pandemia, desde dos primeiros socorros à vacinação contra Covid -19. Nessa perspectiva, a também professora UNIFSA e enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina, Laurimary Caminha Veloso, relata como foi sua atuação no cenário pandêmico.
Sou enfermeira e estive à frente da Atenção Básica durante todo o período de 2020/2021, e foi um grande desafio, pois durante esse período, eu e minha equipe passamos por inúmeros treinamentos que necessitavam de esforço e empenho em grupo. Além do trabalho exaustivo do dia a dia, também havia muita cobrança vinda da sociedade civil, porque a gente tinha que dar resposta a todo tempo através dos órgãos reguladores, com intuito de evitar irregularidades.
Relatou, Laurimary Caminha
A docente do curso de Enfermagem do UNIFSA e Conselheira Federal do COFEN, a Profa. Ma. Tatiana Maria Melo Guimarães, destacou que apesar do dia 12 de maio ser uma data comemorativa para a Enfermagem, a profissão ainda enfrenta grandes desafios e com a pandemia da Covid-19, eles os intensificaram.
A pandemia serviu para dar visibilidade à Enfermagem. No entanto, da mesma forma que a profissão foi destacada, ela também foi mais marginalizada, principalmente por não ter leis próprias que garantam uma carga horária de trabalho e um piso salarial digno. Então, um dos maiores desafios que a nossa profissão enfrenta nos dias atuais, é a falta leis próprias que asseguram a qualidade de vida dos profissionais da enfermagem.
Profa. Ma. Tatiana Maria Melo Guimarães
Enfermagem e o amor ao próximo
O UNIFSA além de formar excelentes profissionais da Enfermagem, também visa contribuir para a construção humanitária. O projeto Peres é um exemplo de ação social envolvendo profissionais e estudantes da saúde do UNIFSA.
Fundado em 2007, o Projeto de Extensão Rural “Educação em Saúde”, mais conhecido como PERES, tem o objetivo de aproximar o aluno da realidade do Nordeste brasileiro, especialmente, no que concerne aos serviços públicos de saúde ofertados em municípios do interior do estado do Piauí, propiciando o desenvolvimento de comunidades carentes.