O Centro Universitário Santo Agostinho, em comemoração ao dia do Médico Veterinário, realizou nesta sexta-feira (8), às 14h, no Auditório Manoel Cipriano, palestras com profissionais renomados da área. Tratando desde a educação ambiental como ferramenta de combate ao tráfico de animais silvestres e a prevenção das zoonoses, até os desafios diários do profissional.

A tarde foi iniciada com a particiapação do presidente do CRMV/PI e Chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, Dr. Anísio Lima, trazendo para os alunos o desenvolvimento do curso de Medicina Veterinária no Brasil, desde seu surgimento até os desdobramentos atuais.

Já às 16h, o Esp. Fabiano Pessoa, CETAS IBAMA/PI, apresentou aos alunos do curso de Medicina Veterinária o “Projeto Liberdade e Saúde: o uso da educação ambiental como ferramenta de combate ao tráfico de animais silvestres e a prevenção das zoonoses”, o qual visa ensinar às crianças a valorização da vida e liberdade animal de forma didática e divertida.

Desde 2007, quando desenvolvemos este projeto, nós trazíamos que as rotas aéreas, juntamente com o tráfico animal seria um grande catalizador para possíveis doenças transmissíveis aos humanos. E assim foi com o vírus zika, transmitida dos animais que funcionam como reservat´ório.
Esp. Fabiano Pessoa, CETAS IBAMA/PI